A conferência anual de programadores da Microsoft, a BUILD, tem estado este ano a ser, particularmente, rica em novidades. Depois de vários anúncios centrados no Windows 10, chegou agora a vez da Microsoft mostrar que quer alargar horizontes.
Para o conseguir prepara-se para dar aos utilizadores Android a possibilidade de terem as suas notificações directamente no Windows 10, apenas com recurso à Cortana.
É já um dado assente que a Microsoft tomou o rumo de estar presente em todas as plataformas possíveis, recorrendo apenas às suas aplicações e aos seus serviços. Muito para além das normais aplicações Office e outras, de produtividade, a Microsoft aposta na Cortana como sendo o seu centro de comunicação de e para os utilizadores.
Será recorrendo a essa assistente virtual que a Microsoft se prepara para dar ainda mais interacção dentro do universo Android. Muito em breve, será possível aos utilizadores do Android terem na zona de notificações do Windows 10 todos os alertas que os seus smartphones estiverem a mostrar.
Como foi dito antes, será pela Cortana que todas essas notificações vão fluir entre as duas plataformas. Recorrendo à cloud, a Cortana terá um ponto central onde fará a gestão dessas notificações.
O mais interessante no meio deste processo é que esta será uma comunicação bi-direccional. Isto significa que os utilizadores vão poder responder às suas notificações do Android directamente no Windows 10, sendo estas respostas depois canalizadas para as aplicações certas, mais uma vez pela Cortana.
Como a integração com o Windows Phone é um requisito, a Cortana poderá também enviar esses mesmos alertas para um smartphone com o SO móvel da Microsoft. Devido à maior complexidade e menor abertura, o iOS ficará de fora desta novidade.
Não há ainda datas para o lançamento desta novidade, apontando a Microsoft para uma versão futura do Windows 10. Não seria nada estranho que esta nova funcionalidade surgisse já na próxima actualização de aniversário, que se espera para o próximo Verão.