Pplware

A Cortana vai passar a poder controlar a sua casa inteligente

A Cortana é a assistente pessoal da Microsoft, estando disponível em dispositivos com Windows 10 e nas regiões geográficas definidas pela Microsoft. Em Portugal já é possível ativar e configurar a Cortana mas ainda não é possível retirar todo o proveito da assistente virtual, visto que ainda não está concebida para o nosso país.

Uma tendência que se tem verificado é a ligação destas assistentes com dispositivos domésticos inteligentes (domótica) de modo a poder controlá-los através da própria assistente. A Microsoft deu um passo nesta direção e trouxe suporte a dispositivos desta categoria para a sua Cortana.


A Cortana foi lançada em 2014 e tem cada vez mais integração com o Windows 10, para além do seu alargamento a outros sistemas operativos.

Atualmente já podemos registar lembretes e configurar várias categorias, na secção “Notebook”, de modo a dar a conhecer as nossas preferências e configurações à Cortana, tendo assim um modo de operação mais eficiente e pessoal.

A última funcionalidade adicionada a esta secção é a “Connected Home”, que permite emparelhar a Cortana com vários gadgets inteligentes. Por enquanto a lista é ainda limitada, estando restrita aos seguintes produtos: Philips Hue, SmartThings, Wink, Nest e Insteon. Como é de prever, a Microsoft adicionará mais produtos a esta funcionalidade da Cortana com o passar do tempo.

Contudo, esta funcionalidade ainda não chegou aos utilizadores portugueses e não é de esperar que chegue nos próximos tempos, tendo em conta o nível de desenvolvimento e ajuste que a Cortana tem em relação ao nosso país e ao Português de Portugal.

A Microsoft avança desta forma na interligação de dois segmentos importantíssimos e com cada vez mais relevância no mundo tecnológico: Inteligência Artificial e Internet of Things.

As marcas concorrentes também têm feito grandes progressos nestes segmentos, confirmando a tendência de que estas são as verdadeiras tecnologias do futuro.

Exit mobile version