Tal como na maioria dos sistemas operativos, o Windows 10 vem recheado de aplicações da Microsoft. Nem todas são do agrado dos utilizadores, que as consideram desnecessárias, ou redundantes com outras que preferem usar.
Mas já existe uma solução, não oficial, para libertar o Windows 10 dessas aplicações, removendo-as de forma definitiva.
O 10AppsManager dá aos utilizadores do Windows 10 a possibilidade de controlarem quais as aplicações oficiais Microsoft que querem ter presentes.
De uma forma simples e rápida podemos remover qualquer uma dessas aplicações, deixando as mesmas de estar disponíveis para utilização.
Na interface o utilizador encontra a lista de aplicações que tem disponíveis no Windows 10, bastando escolher quais quer remover. Em poucos segundos consegue eliminar as que não usa ou não quer ter presentes.
Mas o 10AppsManager não se limita a remover as aplicações que não se quer presente no Windows 10. Da mesma forma podem ser reinstaladas mais tarde.
Na interface do 10AppsManager existe uma zona dedicada à reinstalação, que apesar de não ser automatizada, funciona de forma simples.
Com um simples comando na PowerShell tudo volta a estar como estava antes da utilização do 10AppsManager.
Como em muitas outras situações, é aconselhado aos utilizadores que realizem um snapshot do Windows, para o caso de surgirem problemas.
O 10AppsManager não requer instalação e pode ser usado em qualquer sistema Windows 10, bastando lançar a aplicação.
Usem-no para controlar quais as aplicações Microsoft que querem ter presentes, sem complicações ou comandos mais complicados na PowerShell.