O Windows 10 tem estado a mostrar-se em todo o seu potencial. Com frequência surgem novidades que mostram que a Microsoft ainda tem muito escondido e que vai apresentar ao longo do tempo.
Uma novidade recente, lançada na Build, dá conta da possibilidade de usarmos qualquer smartphone como um PC, bastando ligá-lo a um monitor.
Mas se muitos esperavam que fosse tão simples como ligar, a verdade é que existem requisitos de hardware bem específicos e que ainda não existem nos actuais smartphones.
O Continuum, nome dado pela Microsoft a esta novidade, irá permitir fazer de qualquer smartphone com Windows 10 uma verdadeira máquina de trabalho e, recorrendo às aplicações universais, permitir que o utilizador realize as suas tarefas, num ambiente mais adequado.
A Microsoft descreveu e demonstrou o Continuum, fazendo ver que é extremamente simples de usar, bastando ligar o telefone a um monitor e depois um rato e um teclado.
O interesse nesta funcionalidade é grande e muitos utilizadores começaram a questionar a Microsoft sobre a compatibilidade com os actuais modelos.
@RobiaJuan Continuum for PC will work on any touch enabled device. Continuum for phones will require new hardware.
— Gabriel Aul (@GabeAul) 1 maio 2015
A resposta não foi a esperada e foi revelado que vão ser necessários novo hardware para conseguir usar esta nova funcionalidade.
Não ficou claro nas palavras de Gabriel Aul qual será o novo hardware necessário. Pode ser apenas um simples adaptador, que irá fazer a ligação entre o smartphone e o ecrã, ou mesmo novos dispositivos com capacidades de processamento superiores.
A capacidade de manter dois ecrãs a funcionar vai muito além do que hoje é possível ter com o Miracast e isso irá exigir capacidades adicionais de processamento, que devem chegar com novos telefones, que a Microsoft se prepara para lançar.
O Continuum é apenas uma das muitas novidades que a Microsoft quer dar aos utilizadores do Windows 10, fazendo deste novo sistema operativo uma plataforma de trabalho, muito além do que se pode ter num normal smartphone.
É normal que as novidades requeiram algumas características específicas, o que deixará os utilizadores actuais de fora no acesso às mesmas.
Com a chegada esperada para o final do Verão, o Windows 10 mostrará tudo o que tem para oferecer e nessa altura poderá ser visto o que a Microsoft entende serem os requisitos mínimos para a utilização do Continuum.