Com o continuam, a Microsoft marcou uma posição e mostrou que ainda consegue inovar e apresentar produtos novos e bastante importantes. Apesar de ser uma “revolução”, está limitado aos novos equipamentos, sem suporte para qualquer um dos Lumias mais antigos.
Mas afinal isto não é totalmente verdade e um investigador conseguiu agora colocar um Lumia 830 a correr o continuum e ligá-lo assim a um monitor.
O continuum garante aos mais recentes equipamentos com Windows 10 Mobile a possibilidade de darem aos seus utilizadores o acesso a uma versão quase completa do Windows 10, podendo assim transformar os seus smartphones num computador quase completo, apesar de ter ainda algumas limitações. Este conceito pode mudar a forma como encaramos os smartphones, abrindo as portas a torná-los ainda mais úteis.
A Microsoft sempre alertou que esta funcionalidade estava limitada aos equipamentos novos que viriam a ser lançados e aos seus flagships da altura, os Lumia 950 e 950 XL. Mas a verdade é que o utilizador do Twitter gus33000 revelou que conseguiu colocar o continuum a correr num Lumia 830 e assim ligá-lo depois a uma televisão, através de Miracast, e apresentado esta versão do Windows 10.
They say it's not possible to enable on a 830 pic.twitter.com/59M1yOPT42
— Gustave M. (@gus33000) August 4, 2016
Apesar de ser um passo importante, gus33000 não revela como o fez, indicando apenas que recorreu a uma alteração no Registo do Windows 10 Mobile. Segundo ele a alteração envolve mais do que a simples criação ou mudança de um valor no Registo. Para já a forma de realizar ficará em segredo.
De momento, existe apenas uma captura de ecrã do continuum a correr no Lumia 830, sem que outra prova tenha sido dada de que funciona de forma perfeita e sem limitações.
Para os utilizadores de smartphones com Windows 10 Mobile a chegada do continuum seria muito interessante e daria a estes equipamentos uma nova vida e novas possibilidades.
É ainda incerto se eventualmente algum dia o continuum será disponibilizado a todos, quer de forma oficial ou recorrendo a alterações ao próprio Windows 10 Mobile. A verdade é que tudo aparenta que os equipamentos suportam esta funcionaidade e a Microsoft deveria disponibilizá-la para todos os Lumia mais antigos.