Pplware

Como remover uma rede Wireless no Windows 8.1?

Será que a Microsoft se esqueceu desta funcionalidade?

Tendo em conta o titulo deste artigo muitos utilizadores questionar-se-ão …”hum…mas isto no windows é algo simples, basta seleccionar a rede e apagar ou então indicar para esquecer”. Sim, era verdade até a chegado do Windows 8.1.

De facto, o Windows 8.1 inovou em muitas funcionalidades mas há outras que foram simplesmente esquecidas. Remover uma rede Wireless no Windows 8.1 foi uma delas.

Quem já tentou eliminar uma rede wireless no Windows 8.1 certamente deu conta que tal não é possível no modo gráfico…alias, até é, caso a tentativa de ligação a essa rede falhe aparece a opção para “esquecer essa rede”.

Esta era um funcionalidade que dava algum jeito até porque nos permitia ter algum controlo sobre as redes wireless que estão registadas no nosso sistema.

No entanto, apesar de não existir uma interface gráfica para tal, é possível remover uma rede Wireless no Windows 8.1 através da “velhinha” linha de comandos. Para isso, basta que abram a linha de comandos (Win + X > Command Prompt (Admin))

  …e em seguida obtemos a lista de redes pré-configuradas usado o comando:

netsh wlan show profiles

Para remover uma das redes, basta que use o seguinte comando:

netsh wlan delete profile name="nome_perfil"

Exemplo

netsh wlan delete profile name="ies2013"

E está feito! O processo não é muito “amigável” mas funciona na perfeição. Esquecimento ou não, a verdade é que considerando o Windows um dos sistemas operativos mais completos e estando esta funcionalidade já presente em versões anteriores, não se percebe porque “desapareceu” no Windows 8.1

Caso conheçam outro método, partilhe connosco.

Exit mobile version