Pplware

Como criar um servidor DHCP numa bridge usando um MikroTik

A área do networking sempre teve um lugar especial no Pplware. Ao longo de vários artigos temos abordado temas sobre as redes de dados (com e sem fios), protocolos de rede, tecnologias, apresentação de equipamentos activos e passivos de uma rede de dados, etc.

Muitos leitores questionam: “Mas qual o equipamento de rede ideal/qual o mais completo/Qual o mais barato?”. Apesar de tudo depender do cenário de rede, os equipamentos da Mikrotik são bastante robustos, completos e muito funcionais, e normalmente cumprem na totalidade requisitos dos leitores. Hoje vamos ensinar como criar um servidor DHCP numa bridge, usando um equipamento MikroTik.

Tal como referido, neste artigo iremos ensinar a configurar um servidor DCHP numa bridge local que estará nas interfaces ether3 e ether4 do router. Foi usada a ferramenta winbox para fazer as respectivas configurações, mas todas elas podem ser feitas através de um simples brower, no Router Os.

Para a criação da bridge, basta ir a Bridge e depois carregar no sinal + para criar uma nova

No separador Ports devemos indicar quais as interfaces que vão fazer parte da bridge. No nosso cenário, vamos indicar as interfaces ether3 e ether4.

Seguidamente deverá ser criada uma pool de endereços que irão ser disponibilizados pelo servidor. A configuração da pool é realizada em  IP->pool

Em IP->DHCP server criamos um novo servidor DHCP. Neste definimos como interface a bridge criada e em adresse pool indicamos a pool criada anteriormente.

No separador  Networks indicamos a rede a usar (rede ou sub-rede). Para este cenário vamos usar a rede 10.0.0.0/24.

E está feito. Assim, ligadas duas maquinas as portas onde configuramos a bridge estas recebem cada uma um IP de acordo com as configurações realizadas.

PC A

 

PC B

Como puderam ver, é muito simples efectuar uma configuração deste tipo em equipamentos Mikrotik. Um agradecimento especial ao Pedro Pinto por estabelecer o contacto com a Officelan a fim de obter um equipamento Mikrotik para a realização deste tutorial. André Pires

Exit mobile version