Pplware

Cisco e NXP investem nas comunicações entre automóveis

O objectivo é fomentar o desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes e de comunicações entre veículos

A Cisco e a NXP Semiconductors anunciaram no inicio do mês a decisão de investir na Cohda Wireless para fomentar os sistemas de transportes inteligentes (ITS – Intelligent Transportation Systems) e comunicações entre carros (car-to-X). A Cohda Wireless é uma empresa líder na área de comunicações wireless para aplicações de segurança automóvel.

Os anúncios traduzem a reunião das competências de três organizações para tornar a Internet das Coisas uma realidade na indústria automóvel, criando uma experiência de condução mais segura e agradável e, ao mesmo tempo, melhorando a fluidez do tráfego.

As comunicações carro-a-carro (C2C) e Carro-a-Infraestrutura (C2I) tornam possíveis os sistemas de segurança activa que afectam 81% de todos os cenários de acidente e, por isso, ajudam a reduzir o número de vítimas mortais e feridos nas estradas. Além de aumentar a segurança, as comunicações carro-a-Infraestutura (C2I) possuem grande potencial em matéria de gestão de sistemas de transportes inteligentes (ITS) e redução das emissões de gases nocivos pelos veículos.

Esta evolução na gestão de tráfego e segurança rodoviária pode ser alcançada com a ajuda de aplicações que alertam para situações de perigo, como a existência de um potencial ponto de colisão à frente, indicando se um carro nas proximidades está descontrolado, ou se há trânsito parado, entre outras situações – tudo isto é possível pela capacidade combinada das tecnologias das três empresas.

Ao permitir aos veículos interagir de forma fiável uns com os outros quando a circular a alta velocidade, cada carro pode dar ao condutor avisos sobre potenciais perigos e ajudá-lo a evitar acidentes, ou mesmo a produzir respostas automáticas que alteram as condições de condução mais depressa do que um condutor humano com tempos de reacção típicos consegue. Alertas sobre bloqueios no trânsito permitem também alterações de percurso, de modo a evitar congestionamentos de tráfego.

As comunicações C2C e C2I exigem que a transmissão de dados entre veículos em andamento e infra-estruturas aconteça de forma altamente fiável, segura e numa diversidade de condições – de uma auto-estrada no interior do país aos eixos com maior densidade de tráfego nas cidades. A NXP e a Cohda Wireless criaram uma solução de comunicações wireless flexível, pronta para ser comercializada em unidades onboard, baseada na tecnologia avançada de rádio já existente da Cohda e no software específico de rádio da NXP, comprovado pelo mercado. Esta solução constitui um elemento-chave de ligação à visão ubíqua e de alta segurança da Internet das Coisas da Cisco.

As unidades de bordo e de estrada desenvolvidas usando tecnologias das três empresas foram avaliadas de acordo com as normas internacionais e sujeitas a testes de campo extensivos. Em Agosto de 2012, teve início o teste “Safety Pilot Model Development” levado a cabo pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos. Foram também realizados testes pela simTD na Alemanha, ScoreF em França e ERP2 em Singapura.

A Cisco, NXT e Cohda vão reunir os seus conhecimentos e tecnologias para ajudar os OEMs da indústria automóvel, fornecedores, fabricantes e consumidores a equipar os veículos com infra-estruturas ITS. Isto conduzirá à produção dos primeiros produtos automóveis conformes ao standard IEEE 802.11p, sob a forma de unidades de bordo e de estrada prontas para implementações C2C e C2I em todo o mundo.

A tecnologia da Cohda eleva as comunicações sem fios a níveis de qualidade muito além dos equipamentos IEEE 802.11p comuns no mercado, permitindo aos veículos “ver” mais eficazmente através dos obstáculos ou para além de esquinas. A NXP, enquanto fornecedor número um de semicondutores e chips de segurança para rádios automóveis, entra com a sua plataforma de rádio definida por software para assegurar a segurança dos dados, eficiência de custos, formato adequado, consumo energético e desempenho. Em conjunto, Cisco, NXP e Cohda vão desenvolver uma solução completa para a indústria automóvel e de ITS.

A NXP vai licenciar a tecnologia 802.11p da Cohda em exclusivo com os seus chipsets, tornando-se fornecedor único para clientes do segmento automóvel. A Cohda será o parceiro preferencial da NXP em matéria de designs 802.11p de referência para o sector automóvel.

A Cisco está a ajudar os sistemas das indústrias automóvel e de transportes a oferecer novas funcionalidades, segurança acrescida e experiência de condução. Ao adoptar uma rede inteligente, os OEMs, empresas e consumidores podem tirar partido de sistemas de transporte inteligentes, interligação de frotas comerciais e de veículos inteligentes [via].

Exit mobile version