Tal como estava previsto, a Microsoft apresentou hoje o seu novo browser, o Spartan. Baseado no motor de rendering Trident da Microsoft, que também está no Internet Explorer, o Spartan é lançado com o objectivo de ser mais flexível, mais funcional que o seu antecessor e terá obviamente integração com a assistente Cortana.
O Spartan vem para fazer esquecer o enfraquecido Internet Explorer e para isso irá oferecer ao utilizador as mais diversas funcionalidades. Com o Spartan vai ser possível efectuar anotações directamente no browser sem a necessidade de recursos próprios para tal. Para isso, basta clicar numa zona da página e…fazer a respectiva anotação.
Além desta funcionalidade, o Spartan traz ainda um modo de leitura que adapta a página a qualquer dispositivo, para uma melhor leitura em offline.
Tal como referido, a assistente Cortana irá também estar integrada integrada no browser para aprender os hábitos dos utilizadores e ajudar nas mais diversas tarefas.
O Windows 10 estará disponível já na próxima semana, através do programa Windows Insider. Em Fevereiro estará já disponível uma versão para dispositivos móveis. Não há informações se o Spartan já estará disponível nestas versões.
Saiba tudo aqui