Os planos da Microsoft para o lançamento do Creators Update foram claros desde o início, para toda as plataformas. Depois de cumprirem na íntegra as datas apontadas para a versão desktop, esperava-se que surgisse a versão para os smartphones.
Numa situação pouco normal, a Microsoft lançou o Creators Update no programa Insiders, para poucas horas depois acabar por lançar essa mesma versão para todos. O Creators Update está assim disponível também para o Windows 10 Mobile.
Foram apenas durante algumas horas, mas o Creators Update esteve disponível em exclusivo apenas para os utilizadores que estão no programa Insiders.
Depois destes testes rápidos, que acabaram por não abranger muitos utilizadores, a versão final foi lançada e ficou disponível para todos. Não é um lançamento global, uma vez que a Microsoft acabou por lançar esta atualização em diversas fases.
For those waiting for the Mobile Creators Update, that's rolling out in waves across regions now.
— Dona Sarkar (@donasarkar) April 26, 2017
Esta nova versão está assim disponível para os dispositivos que correm o Windows 10 Mobile, se bem que apenas para uma restrita lista de equipamentos, que a Microsoft já tinha antes identificado.
Smartphones que recebem o Creators Update
- HP Elite x3
- Microsoft Lumia 550
- Microsoft Lumia 640/640XL
- Microsoft Lumia 650
- Microsoft Lumia 950/950 XL
- Alcatel IDOL 4S
- Alcatel OneTouch Fierce XL
- SoftBank 503LV
- VAIO Phone Biz
- MouseComputer MADOSMA Q601
- Trinity NuAns NEO
Ao contrário da versão para desktop, esta, dedicada ao mobile, tem poucas novidades visíveis para o utilizador, estando a maioria das melhorias dentro do próprio Windows 10 Mobile e na sua otimização.
Os equipamentos que não foram abrangidos por esta atualização podem continuar a usar as versões disponíveis no programa Insiders, mas a Microsoft alertou que são propensas a erros e problemas.
Procurem então a atualização (Configurações -> Atualização e Segurança -> Atualização do telefone) e instalem-na. Caso não esteja disponível, insistam mais tarde pois a Microsoft está a fazê-lo de forma faseada, filtrando por fabricante, modelo, país ou região ou operador.