Com o Windows 10 lançado, a Microsoft tem agora de se preocupar em trazer as novas versões da versão móvel e também da própria Xbox. Os trabalhos da versão para os Lumia estão avançado e as versões têm saído a um ritmo certo.
Mas de acordo com a própria Microsoft, a mais recente build de teste do Windows 10 Mobile tem problemas graves e acabou por não ser lançada.
Esperava-se que surgisse uma actualização à versão de testes do Windows 10 Mobile nos últimos dias, provavelmente no final da passada semanas, mas isso não veio a acontecer.
Depois da versão anterior ter surgido há mais de 2 semanas, muitos utilizadores estavam expectantes para ver o que a Microsoft tinha estado a produzir e ter acesso em primeira mão a todas essas novidades.
Ao inquirirem Gabriel Aul no Twitter, o seu canal de comunicação preferido para interagir, este acabou por revelar que a última build que tinham para lançar acabou por revelar que tem um problema grave e que por isso não pode ser disponibilizada para avaliação.
Gabriel Aul acabou por não referir em concreto qual o problema que existe, tendo apenas anunciado que esta versão foi abandonada.
@KingNickl3s @Ickis99 @talhafarooq11 10240 has a blocking bug for Mobile, we need a newer build with the fix.
— Gabriel Aul (@GabeAul) 4 agosto 2015
A Microsoft resolveu abandonar esta versão, e a linha de desenvolvimentos, tendo optado por pegar numa nova criar um novo branch e desenvolver a partir de ai.
Esta mudança ocupará algum tempo e por isso as novas versões vão ainda demorar algum tempo a chegar aos utilizadores que estão a testar a versão Insider do Windows 10 Mobile.
Também aqui não existe uma data para o lançamento da nova versão e por isso resta apenas aos utilizadores aguardar por boas notícias da Microsoft.
@Ickis99 @talhafarooq11 It will be a few more days. We're moving to a new branch for Mobile and that takes a bit of prep. Newer than 10240.
— Gabriel Aul (@GabeAul) 4 agosto 2015
As últimas builds apresentadas mostraram que o Windows 10 está próximo da sua versão final e que as poucas arestas que faltam limar devem ser rápidas de ultrapassar.
Este problema deverá ser pontual e a Microsoft facilmente o supera com a criação de uma nova build, onde incorporará as últimas novidades, mas sem o problema que estava a impedir o seu lançamento público para testes.
Ainda sem data definida para ser apresentada, a versão móvel do Windows 10 deve chegar durante o mês de Setembro, para que traga também os novos Lumia 950 e 950 XL, que se esperam sejam lançados na mesma altura.
Este é o segundo pilar onde o Windows 10 vai assentar. Depois do sucesso que o Windows 10 tem estado a mostrar ser, não se espera que o do Windows 10 Mobile seja menor.