Pplware

Bloqueio da loja de Apps deixa de ser possível no Windows 10 Pro

A conquista do mercado empresarial sempre foi uma das metas do Windows 10. Com versões dedicadas a este, aplicavam-se algumas medidas especiais de controlo, para permitir uma gestão mais eficaz.

Mas a Microsoft deixou cair uma dessas medidas e passou a impedir que sejam criados bloqueios para acesso à loja de aplicações do Windows.

Esta medida de controlo estava aplicada mas versões do Windows 10 dedicadas ao mercado empresarial. O Windows 10 Pro, bem como o Enterprise e o Education, receberam desde o início a possibilidade de serem controlados remotamente e verem aplicadas regras (GPO) que impediam o acesso à loja de aplicações do Windows.

Mas a Microsoft resolveu agora reverter essa sua decisão e passou a não permitir que essas regras de bloqueio pudessem ser aplicadas pelos administradores. Para poderem continuar a usar essa funcionalidade é necessário agora recorrer ao Windows 10 Enterprise ou Education.

Esta versão Enterprise é naturalmente mais cara e por isso não acessível a todos. Traz mais funcionalidades, mas em alguns contextos não é interessante.

A mudança da decisão da Microsoft pode estar relacionada com a vontade da empresa em abrir ainda mais o acesso a esta sua loja de aplicações e assim procurar tirar daí mais dividendos e tornando-a ainda mais visitada pelos utilizadores.

Caso seja esta a razão da decisão, é uma jogada inteligente da Microsoft. Ao ter do seu lado o mercado empresarial, consegue uma maior adesão ao Windows 10 e dinamiza de sobremaneira a sua loja de aplicações.

Para os administradores destas máquinas a vida fica mais complicada, deixando de conseguir controlar as aplicações que são instaladas nos sistemas.

Exit mobile version