Pplware

Benchmark a browsers! Qual o melhor?

Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM

A cada novo artigo apresentado aqui no Pplware, acerca de browsers, é gerada sempre alguma controvérsia, argumentada ou não, acerca de qual o melhor browser da actualidade.

Com a chegada dos novos browsers líderes do mercado, Internet Explorer 9 e Firefox 4, foi realizada uma série de 14 testes tentando ser o mais abrangente e isento possível.

Qual será o vencedor?

Como os testes têm formas de avaliação muito diferente, em valor absoluto, e para que a influência no resultado fosse homogénea, cada um deles foi pontuado em percentagem onde 100% corresponde à soma de todos os resultados de determinado teste e a percentagem atribuída a cada browser é proporcional à pontuação.

Foram usadas as versões estáveis à data, em 2 computadores, dos quais um que se pode já classificar um pouco lento e o outro um computador bastante rápido, actualmente de topo.

Os testes usados foram:

Resultados

Nas tabelas abaixo, o melhor resultado de cada teste está assinalado a verde, valores máximos iguais assinalados a bordô e todos os restantes (piores) a azul.

À frente de cada teste encontra-se um símbolo, ‘+’ ou ‘-‘, que significa que o resultado nesse teste é melhor se for maior ou melhor se for menor, respectivamente.

As versões testadas foram:

Laptop Sony Vaio Centrino 2

Desktop Tsunami Core I7

Total

Os valores falam por si, não há muito a acrescentar. Os valores desta última tabela são a média aritmética dos resultados de ambos os computadores onde os testes foram realizados.

A vitória vai sem margem de dúvidas para o Google Chrome 10. A única grande disparidade entre os resultados dos dois computadores encontra-se no IE9 nos testes que tiram partido da “grande arma” desta versão, a aceleração por hardware, que tira grande partido dos processadores rápidos mas ainda se torna mais lento nos computadores mais antigos.

Está claro que, por o Google Chrome ser o melhor em desempenho, não terá obrigatoriamente de o ser em todos os outros aspectos. O seu design e interface modernos estão cada vez mais cativantes, no seu auge, mas por exemplo a nível de extensões, ainda está a uma boa distância do que existe para o Mozilla Firefox. Há também quem aprecie muito a evolução que tem vindo a ocorrer no Opera e, diga-se de passagem, está a um nível de desempenho bem aceitável segundo estes testes.

O que acha destes resultados? Já os esperava?

Exit mobile version