Uma das maiores novidades que o Windows 10 recebeu com a Actualização de Aniversário foi a chegada da Bash. Muitos ainda procuram descobrir como o podem usar no dia-a-dia.
Como um qualquer outro sistema, mesmo que dentro do Windows, a Bash precisa de ser actualizada. Veja como o deve fazer dentro do Windows 10.
Não sendo uma versão completa do Linux, a Bash que está no Windows 10 permite aos utilizadores usarem uma panóplia de comandos e realizarem um largo conjunto de acções, como se estivessem dentro de um verdadeiro Linux.
Tal como outro qualquer sistema operativo, também este precisa de actualizações periódicas, algo que se pode fazer de forma simples e com dois simples comandos.
Como saber se tem actualizações da Bash para fazer
Para saber se tem actualizações para serem feitas, é mostrada uma mensagem sempre que lançar a aplicação Bash. São indicadas quantas estão disponíveis e qual o seu grau de criticidade.
No momento em que a Bash é lançada é feita a verificação e, caso existam actualizações, estas vão ser mostradas.
Actualizar a lista de pacotes da Bash do Windows 10
Uma vez que esta Bash é um subsistema do Ubuntu, os comandos a usar são todos similares aos já usados. O primeiro comando que devem usar irá actualizar a lista de pacotes a actualizar.
sudo apt-get update
Este comando deve ser usado com permissões de root e por isso é usado o sudo.
Após colocarem a palavra-passe e carregarem no Enter a lista de pacotes vai ser actualizada, sendo mostrado na janela da Bash todos os passos que estão a ser realizados e quais os pacotes que estão a ser avaliados.
No final o processo termina com o sucesso da actualização da lista de pacotes.
Actualizar os pacotes da Bash no Windows 10
O passo seguinte é a actualização dos pacotes para as novas versões. Para isso será usado apenas um comando, que dará instruções para as actualizações.
Tal como no Ubuntu este comando é baseado no apt-get, com indicações para actualizar.
sudo apt-get upgrade
Mais uma vez é usado o comando sudo para o executar com permissões de root.
Depois de determinada a lista de pacotes a actualizar, o Ubuntu irá pedir ao utilizador que autorize (ou não) a instalação dos novos pacotes. A resposta deverá ser S para avançar.
Todo o restante processo desenrola-se de forma automática e sem qualquer necessidade de intervenção dos utilizadores. Todos os passos vão ser mostrados ao utilizador, para que este tenha presente o que está a ser feito.
No final o processo termina sem a apresentação de qualquer mensagem de erro. Simplesmente o processo acaba e a shell fica pronta a usar usada noutros processos. Estas actualizações podem ser realizadas sempre que o utilizador pretenda, sem que no entanto exista sempre actualizações disponíveis.
Procurem periodicamente por actualizações e sempre que os alertas forem apresentados façam essas actualizações, para manterem a vossa Bash actualizada, tal como fazem com o Windows 10.