O Windows Defender é hoje uma das ferramentas de proteção mais usadas no universo Windows. Esta antivírus atingiu finalmente a maturidade esperada e consegue competir num mercado com cada vez mais ofertas.
Pois é precisamente este elemento essencial ao Windows 10 que agora está com problemas sérios. Depois de uma atualização, este apresenta problemas e interrompe as análises, sem que os utilizadores saibam se têm algum ficheiro infetado.
Um problema no Windows Defender
Com a chegada do Windows 10 a Microsoft resolveu apostar na renovação da sua solução de segurança. O Windows Defender é hoje uma das propostas mais usada e uma das que mais proteção oferece aos utilizadores deste sistema.
Segundo informações que agora surgiram, existe um problema no Windows Defender que impede o seu correto funcionamento. As queixas começam a acumular-se e os utilizadores ficam, contudo, sem saber se estão ou não protegidos contra problemas.
A segurança dos utilizadores fica em causa
Do que é descrito, sempre que é feita agora uma análise aos ficheiros presentes, este é interrompido ao fim de alguns minutos. Este processo acontece com uma indicação de que um item não foi avaliado e que não existem ameaças para o sistema operativo.
A lista destes elementos que não foram avaliados não está acessível e, por isso, os utilizadores ficam na dúvida se o problema é real ou se é uma falha do sistema. Este problema está limitado ao Windows 10 e surgiu na versão 4.18.2003 do Windows Defender, quando a Microsoft tentou resolver outros problemas.
Um problema que só afeta o Windows 10
Segundo o erro apresentado, existe uma exclusão de ficheiros, que na realidade não existe. Há ainda a possibilidade de ser uma configuração errada nas definições da análise de rede, que leva a que o problema surja.
Está ainda por esclarecer se este é um problema real ou se é apenas uma mensagem de erro que surge sem qualquer razão. A Microsoft deverá eventualmente tratar deste problema. Até lá, a solução é a análise offline, que não mostra este problema.