A primeira grande actualização do Windows 10 chegou ontem. Foram vários meses de testes com os Insiders, que culminaram no lançamento de novidades e correcções de problemas.
Mas a Microsoft não deu muitos detalhes sobre as novidades e há algumas que podem ser difíceis de encontrar.
Depois de ter lançado esta actualização para todos, a Microsoft destacou as principais novidades que a acompanhavam. São várias e estão bem visíveis para todos.
Foi falado do aumento da performance no arranque, que demora agora ainda menos tempo, da Cortana, que agora aceita notas escritas e que permite aos utilizadores marcar eventos em função da localização.
O próprio Edge teve melhorias anunciadas, com a presença de pré-visualizações nos separadores e com a possibilidade de serem sincronizados os favoritos e lista de leitura.
Mas para além destas melhorias óbvias, a Microsoft colocou dentro do Windows 10 outras, que tem estado a testar com os Insiders desde que lançou o Windows 10 e que agora chegam a público.
Vamos conhecer, dessas novidades, as mais marcantes e que podem ser úteis para quem já actualizou o Windows 10 e o quer conhecer a fundo.
Menu Iniciar mais largo
A presença do Menu Iniciar é algo que há muito era pedida. A Microsoft cumpriu e no Windows 10 o Menu Iniciar voltou.
Mas esta nova actualização trouxe algo novo. O Menu Iniciar está maior e com a possibilidade de ter muitos mais Tiles.
Depois de suportar 512 tiles passou agora a poderem ser usados 2048. Também passou a ser possível ter mais uma coluna.
Casting no Edge
As novidades do Edge foram conhecidas hoje e focam-se na usabilidade. Mas a Microsoft tem, de forma silenciosa, trabalhado noutras áreas do seu browser.
Uma delas chegou com a actualização de ontem e permite que os utilizadores façam casting dos seus conteúdos do browser para um dispositivo externo, desde que tenha Miracast ou DLNA.
Podem, por isso, contar com o envio de vídeo ou de outros conteúdos directamente do Edge para uma Chromecast ou uma Xbox One. Encontram já esta opção no menu do Edge.
Nova aplicação de Mensagens+Skype
A Microsoft tem tentado juntar numa única aplicação todas as componentes de comunicação do Windows 10, conseguindo também ligar-se ao Windows 10 Mobile e tornar estas plataformas num hub de comunicações.
Por essa razão o Windows 10 tem agora uma nova aplicação dedicada às mensagens, onde o Skype tem um lugar de destaque. Num futuro próximo, por aqui, será possível enviar mensagens, recorrendo ao Windows 10 Mobile.
Nesta versão/actualização, esta aplicação está já presente, mas ainda numa versão muito preliminar, que deverá evoluir e ser actualizada, directamente da loja de aplicações do Windows.
Janelas coloridas
A imagem do Windows 10 face às versões anteriores é um avanço muito positivo. Está mais polido e mais agradável à vista, sendo por isso muito mais interessante.
Mas algo que existia nas versões anteriores e que agradava a muitos, era a possibilidade de ter uma costumização extra, que permitia a possibilidade de escolher as cores das janelas.
Isso voltou nesta actualização e pode-se agora gerir as cores da barra de tarefas.
Menus de contexto adaptados
Os menus de contexto do Windows 10 foram motivo de queixa desde que ele foi lançado. Com o passar do tempo as opiniões dos utilizadores foram-se acumulando, o que levou a que a Microsoft tivesse de trabalhar estes menus.
A resposta está agora presente no Windows 10 e os menus de contexto estão francamente melhores. No Menu Iniciar estes passam a disponibilizar submenus e um conjunto de “opções rápidas” (ex. redimensionar).
Ainda não é a solução perfeita, mas o caminho está decidido. Só falta à Microsoft terminar o trabalho que iniciou.
Multitasking
Ao nível do multitasking há também algumas novidades. Se não tem o multitasking activo pode fazê-lo em Definições > Multitasking
Modo Tablet
Esta novidade que a Microsoft trouxe com o lançamento do Windows 10 está agora melhor, mais madura e mais simples de usar.
São pequenas mudanças que fazem diferença para os utilizadores de equipamentos híbridos.
Gestão de posicionamento de janelas
Para facilitar a gestão das janelas, quando posicionadas lado a lado, a Microsoft colocou nesta actualização do Windows 10 algumas melhorias.
O alargar de janelas, quando posicionadas lado a lado, agora ajusta-as às duas, deixando assim de ficar sobrepostas.
Agora é possível activar o Windows 10 com a chave do Windows 7,8 e 8.1
Agora é também possível activar directamente no Windows 10 com a chave do Windows 7,8 e 8.1. Para isso basta ir a Definições > Actualizar e Segurança > Activação
Há várias novidades adicionais, que a Microsoft também deixou disponíveis, mas que competem ao utilizador descobrir. São pequenos pormenores que vão colocar o Windows 10 bem acima do que podemos encontrar noutros sistemas.
A actualização de ontem mostrou também que o Windows 10 não é ainda um produto terminado, mas tal como a Microsoft queria, será constantemente melhorado, para dar aos utilizadores o melhor.