Pplware

Aprenda a configurar um sistema Failover para DHCP

Por António Sousa para o Pplware

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que distribui automaticamente configurações de rede aos terminais, que se liguem na rede.

Para além de um endereço de rede (IP), este servidor oferece também a máscara de rede, Default Gateway, servidor(es) de DNS, domínio a que as máquinas pertencem, etc.

No post anterior explicamos como funciona o serviço de DHCP e exemplificamos como devem ser as configurações básicas num servidor de DHCP. E se o servidor DHCP falhar?

E se o nosso servidor parar de atribuir IP’s, o que acontece?

Caso o servidor de DHCP falhe, temos um caso muito sério para resolver, porque temos os colaboradores da nossa empresa todos offline e não podem aceder a recursos de rede, logo não estão a produzir, não estão a gerar lucro.

Qual a solução?

Hoje vou apresentar-vos uma solução baseada em software opensource, que resolverá o problema descrito acima, instalando um sistema de DHCP Failover.

Como funciona o DHCP Failover?

O DHCP Failover consiste em termos dois servidores de DHCP (um primário e outro secundário), que partilham a(s) mesma(s) pool(s) de IP’s e comunicam entre si, para que saibam sempre quais são os IP’s que já estão alugados. No case de um dos servidores falhar o outro assume automaticamente as funções, mantendo sempre os alugueres que foram atribuídos pelo outro servidor.

Caso prático

Para este caso prático vamos precisar de duas máquinas com ubuntu server, o software isc-dhcp-server e um switch para ligar máquinas.

Nota: Vai ser utilizada a máquina configurada no tutorial anterior.

Inicialmente as máquinas foram configuradas com IP estático. Para isso basta editar o ficheiro /etc/network/interfaces

  • Máquina 1 – IP: 10.10.10.1/24, na interface eth1
  • Máquina 2 – IP: 10.10.10.2/24, na interface eth1

Instale o servidor de DHCP em ambas as máquinas:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install isc-dhcp-server

Depois de instalado o software, é necessário definir o interface de rede onde o servidor vai estar à escuta. Para isso basta editar o ficheiro /etc/default/isc-server-dhcp e colocar a interface que vai estar a escuta, no nosso caso é a “eth1”.

Vamos agora à parte mais importante, que é configurar o ficheiro /etc/dhcp/dhcpd.conf.

Configuração da Máquina 1

Como se vê na figura acima, existe uma declaração de um “cluster” de DHCP, em que o primário usa o IP 10.10.10.1 e o secundário usa o 10.10.10.2, comunicando através da porta 647.

Configuração da Máquina 2

No final de todas as configurações, deve guardar os ficheiros e fazer um restart no serviço em ambas as máquinas, recorrendo ao comando:

$ sudo service isc-dhcp-server restart

Se tudo correu bem, ser-lhe-á mostrada uma mensagem de sucesso e o número de processo.

Para testar esta solução pode abrir o log de ambas as máquinas, recorrendo ao comando $ tail –f /var/log/syslog e verificar que as máquinas estão a comunicar.

Ao ligar máquinas à rede, irá verificar que ambas fazem ofertas, mas apenas uma delas satisfaz o pedido. Por fim aconselho a desligar um deles para testarem o failover e constatarem que o serviço é assegurado pela máquina que ficou ativa.

Para quem a disponibilidade de serviços é um factor importante, nada melhor que ter um serviço redundante. Como vimos, configurar um DHCP com failover é algo bastante simples e rápido.

No seguimento destes tipo de artigos, aproveitamos para lançar uma questão:

Que outros serviços de rede gostariam de ver abordados no Pplware?

Homepage: DHCP

Exit mobile version