Os últimos meses têm mostrado que a Microsoft tem procurado aproximar-se do Android. O propósito é dar aos utilizadores uma maior integração entre o seu sistema operativo e o da Google, mas de forma discreta.
Para isso tem na app Your Phone o seu maior aliado, que tem construído gradualmente e com muitas novas funções. A mais recente era pedida há muito pelos utilizadores e agora podemos sincronizar os equipamentos em qualquer rede.
A app Your Phone tem sido alimentada com novidades a cada nova versão. Depois de termos o básico, que permitia a sincronização de imagens e mensagens entre o Android e o Windows 10, muito mais surgiu.
Foi dada a possibilidade de receber e ver as notificações do smartphone no Windows 10 e até a capacidade de espelhar o ecrã do telefone no computador para uma melhor utilização. Esta última é ainda limitada a alguns equipamentos e a alguns PCs, por limitações de hardware.
Happy to announce the rollout of the #1 feature you have been asking for: #YourPhone now supports sync over mobile data! No need to have your phone connected to WiFi anymore for messaging, photos, and notifications. Mobile app version 3.8.4. Go to settings>sync over mobile data! pic.twitter.com/KcAGh3Qt8N
— Roberto Bojorquez [Microsoft] (@bojorchess) May 18, 2019
Mas agora, Roberto Bojorquez, um dos muitos programadores da Microsoft, revelou uma novidade que muitos esperavam. Esta sincronização entre o Android e o Windows 10 passa a poder ser feita em qualquer rede, mesmo as redes de dados móveis.
Até agora a Microsoft obrigava a que os 2 equipamentos estivessem na mesma rede Wi-Fi para que conseguissem comunicar. Só desta forma era possível fazer a esperada sincronização de dados e a sua visualização no sistema da Microsoft.
Para usar esta nova função só precisam de ter instalada a mais recente versão da app Your Phone do Android. Depois, só precisam de aceder às Definições e escolher a opção Sincronizar através de dados móveis. Esta deverá estar inativa, devendo apenas ser ligada.
Pode parecer uma opção que pareça secundária, mas na verdade é a solução que muitos procuravam para manter a sincronização ativa. Agora, sem olhar a redes ou ao Wi-Fi, o Windows 10 vai receber toda a informação do Android.