Pplware

As aplicações de desktop começaram a chegar à Windows Store!

O Windows 10 veio revolucionar a forma como as aplicações são encaradas pelos sistemas operativos. Abandonaram-se as aplicações criadas para um SO específico e estas passaram a ser universais, utilizáveis em qualquer uma das plataformas onde o novo SO da Microsoft corre e a estar disponíveis na Windows Store.

A própria Microsoft tem feito trabalho no sentido de criar conversores de aplicações, para assim ter a sua loja de apps populada e uma nova ferramenta surgiu. Já estão disponíveis na loja de aplicações do Windows as primeiras apps vindas do Desktop App Converter.

O Desktop App Converter é a forma que a Microsoft criou para converter as normais aplicações do Windows para o seu ecossistema, ao mesmo tempo que estas passam a ter acesso às novas funcionalidades e a todas as APIs entretanto criadas. Destaca-se a Cortana, os Live Tiles e outras novidades.

Com o mínimo de esforço, que em muitos casos é nulo, os programadores podem converter as suas aplicações para poderem ser publicadas na loja de aplicações do Windows, tendo assim também o selo de garantia da Microsoft e, ao mesmo tempo, uma montra especializada. Para os utilizadores fica a garantia de que estas aplicações são seguras e fidedignas.

As primeiras Apps já chegaram à Windows Store

Com o chegar do Desktop App Converter aos programadores, começam agora a surgir as primeiras aplicações criadas debaixo deste modelo. Na loja de aplicações do Windows estão já disponíveis algumas, com o Evernote, Arduino IDE, doubleTwist, PhotoScape, MAGIX Movie Edit Pro, Virtual Robotics Kit, Relab, SQL Pro, Voya Media, Predicted Desire e o korAccount.

Para poderem usar estas aplicações os computadores têm de ter instalada a Actualização de Aniversário, algo que deverá já ter acontecido.

Desktop App Converter está disponível na Windows Store

Claro que para que os programadores possam começar a criar as suas aplicações preparadas para a loja de aplicações do Windows a Microsoft disponibilizou agora o Desktop App Converter na própria loja. Basta que esta aplicação seja instalada para que seja de imediato possível a conversão de todas as aplicações criadas, sendo apenas necessário fornecer o código fonte para que a nova aplicação seja produzida e depois publicada na loja.

Todo o esforço feito pela Microsoft para criar estes mecanismos de conversão querem garantir aos utilizadores que têm uma loja recheada de aplicações, com a garantia de segurança. Para os programadores fica facilitado o processo de conversão de apps, sem que seja necessário reescrever o código. Em última instância a própria Microsoft ganha ao ter a sua loja recheada com aplicações que os utilizadores precisam e querem.

Exit mobile version