Tal como informámos, há uma falha informática massiva a afetar empresas de todo o mundo de vários setores. A culpa é do Windows 10, mais propriamente de uma atualização que fez aparecer o famoso Blue Screen of Death em milhares de computadores à escala global.
Crash do Windows 10 deveu-se, aparentemente, a uma falha do AV Falcon
O problema causado pelo Windows da Microsoft está a trazer problemas sérios para supermercados, universidades, companhias aéreas, cadeias de TV, etc. Segundo as informações, as máquinas com Windows 10 começaram a apresentar o famoso Blue Screen of Death, após uma atualização.
Sabe-se também que é provável que este problema tenha sido causado por uma atualização do antivírus “Falcon”, da empresa norte-americana Crowdstrike.
Os problemas têm sido registados, especialmente na América e Austrália, mas há informações de falhas à escala mundial, de empresas que usam como software de proteção a solução da Crowdstrike.
Aeroportos europeus interromperam voos
O caso é tão crítico que a falha dos sistemas já levou ao cancelamento de voos. Tal aconteceu na Europa, mais concretamente nos aeroportos de Espanha e Alemanha. A Delta Airlines deu ordens para que os aviões não levantassem voo até novas indicações. As companhias aéreas Ryanair e AirFrance anunciaram que estão com constrangimentos.
Além dos aeroportos, a Sky News, não conseguiu realizar a sua emissão em direto, e o número de emergência americano, 911, apresentou problemas em alguns locais.
Falha também afeta organizações em Portugal
Em Portugal, foi noticiado que o Hospital Amadora-Sintra estava sem sistema, com os processos e pedidos de exame ou consulta a serem feitos em papel. Contudo, apesar do timing, o Ministério da Saúde esclareceu, entretanto, que os problemas foram registados no sistema interno, não tendo qualquer relação com a falha global.
As operadoras MEO, NOS Vodafone estão a registar falhas, e há informações de constrangimentos no banco Santander Portugal.
O Pplware procederá à atualização do artigo consoante as novidades.
Para garantir a segurança dos sistemas que usam Windows 10 e a solução de segurança da Falcon é necessário realizar os seguintes passos:
- 1 – Iniciar o Windows em SafeMode ou no Ambiente de Recuperação.
- 2 – Aceder ao diretório C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike.
- 3 – Eliminar o ficheiro “C-00000291*.sys”
- 4 – Restart ao Windows.