Pplware

Andromeda OS tornará o Windows 10 num sistema modular

O grande objetivo da Microsoft, com o lançamento e concepção do Windows 10, era conseguir um verdadeiro ecossistema universal em todo o seu esplendor. No entanto, tal tarefa não é fácil de concretizar e aos poucos a Microsoft tem trazido novidades que encaminham o Windows 10 para esse rumo.

Os últimos rumores apontam para a integração do Andromeda OS no Windows 10, que deste modo tornaria o sistema operativo em algo modular e verdadeiramente universal.


O Windows foi lançado há cerca de três décadas e desde então tem sofrido constantes atualizações conhecendo já várias versões. Contudo, nem todas as novas versões são um conceito completamente novo e revolucionário e há sempre alguns elementos que passam de umas versões para as outras, como é de esperar.

Apesar de tudo, esta realidade tem os seus contras. Ao longo da evolução vão-se acumulando processos e conteúdos que são transversais mas desnecessários em todos os tipos de dispositivos onde o Windows 10 corre atualmente.

Para além de tornarem o sistema operativo mais pesado, também impedem que este seja um verdadeiro sistema universal.

A Microsoft, para contrariar esta realidade, está a equacionar desenvolver o Andromeda OS e inseri-lo no seu Windows 10. A principal tarefa do Andromeda OS seria “dividir” o Windows 10 e usar, num certo dispositivo, apenas os módulos necessários.

Ou seja, desta forma retiraria muitos dos processos e dados que poderão ser desnecessários em dispositivos com uma utilização mais elementar e simples. Isto seria particularmente interessante em wearables, smartwatches, IoT, e até mesmo nos próprios smartphones Windows.

A conseguir este objetivo, a Microsoft teria um verdadeiro sistema operativo universal que se adaptaria às características do dispositivo, tanto ao nível de especificações como conceptuais. Ou seja, o próprio Windows 10 adaptar-se-ia a um smartphone, apresentando uma interface inspirada na CShell, como também se adaptaria ao óbvio desktop, que é o “habitat natural” do Windows.

Desta forma, a Microsoft também eliminaria as fronteiras que tem atualmente entre as diferentes versões do Windows, como a versão desktop, Mobile e IoT, por exemplo. Isto porque, no momento de instalação, o Windows 10 traria o OneCore transversal a todos os dispositivos mais os módulos necessários e adequados ao equipamento em questão.

Este rumor relativo ao Andromeda OS é, sem dúvida, algo extraordinário e que concretizaria mais um dos grandes objetivos da Microsoft com o Windows 10. Porém, do ponto de vista prático, esta possibilidade poderá não ser totalmente viável ou até mesmo possível.

O que acha do Andromeda OS? Acha que é possível inseri-lo no Windows 10? Será que, a ser possível, irá tornar o Windows 10 um verdadeiro ecossistema universal com o OneCore, Universal Windows Platform e o Andromeda OS? Deixe a sua opinião nos comentários!

Via

Exit mobile version