Pplware

Android WebSharing – Ligue o PC ao Telefone

Uma das falhas que tenho detectado no meu Android é a dificuldade transmitir ficheiros de e para ele. Apenas ligando o cabo USB posso fazer essas transferências, o que me obriga a andar com o cabo para todo o lado.

Felizmente este problema acabou ao ter descoberto o WebSharing. Agora já posso trocar ficheiros entre o meu Android e qualquer PC.

Esta aplicação, que se instala no Android, coloca disponível um servidor web com autenticação. É aconselhado que apenas o activemos quando tivermos acesso à Internet através de uma rede sem fios, pois assim estamos menos expostos a possíveis entradas não desejadas. No entanto é possível utilizarmos a nossa ligação 3G para termos o WebSharing funcional e acessível.

Esta aplicação tem duas versões. Uma gratuita e outra paga. As diferenças entre elas são grandes, estando a versão paga mais equipada (leitor de MP3’s, visualizador de fotos e vídeos e outras pérolas). No entanto a versão gratuita é perfeitamente suficiente se não formos muito exigentes. E tudo o que têm na versão paga podem fazer se descarregarem os ficheiros para o vosso PC.

Depois de iniciarmos a aplicação no telefone é-nos informado qual o endereço IP e o porto que devemos colocar no browser para acedermos à interface do servidor web do telefone.

Colocamos então o endereço e é-nos mostrada a página de entrada onde colocamos a palavra passe que definimos no telefone.

Depois de correctamente autenticados é-nos mostrada a interface de gestão de ficheiros. Esta pasta é a raiz do cartão de memória do telefone. É lá que todos os ficheiros estão guardados. Podemos aceder às pastas ou aos ficheiros. Para descarregarmos um ficheiro do telefone para o PC só temos de lhe clicar 1 vez e depois através da opção File escolhemos a opção Download Selected Items. Para enviarmos um ficheiro para o telefone acedemos também a File e depois escolhem os a opção Upload Files to Device. Naturalmente que podemos também criar ou apagar pastas.

Para além deste separador existem mais 2. Status e Upgrade. No separador Status temos informação relativa ao telefone.

No separador Upgrade temos informação necessária para procedermos à compra da licença da versão paga e os extras que esta versão trás face à gratuita.

As configurações no telefone são poucas e de facil compreensão. Ali podemos definir e alterar a palavra passe de acesso ao servidor, um endereço de email para sermos notificados de acessos, definições de rede (porto a ser utilizado e se pretendemos usar a ligação 3G) e outras definições de serviço.

Esta é uma excelente aplicação para podermos trocar dados entre o nosso telefone Android e o nosso PC. Podemos ainda fornecer acesso noutros PC’s para que outras pessoas acedam de forma rápida a ficheiros que temos no nosso telefone.

A diferença entra as duas versões é pouco significativa e a versão gratuita cumpre na integra o que pretendemos. Se forem um pouco mais exigentes ponderem então a versão paga.

Para o instalarem basta que procurem na Android Market por websharing ou apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo.


Homepage: NextApp

Exit mobile version