Pplware

Análise ao computador portátil Dell Precision 5510

Durante algum tempo, com a massificação dos tablets, começou a ouvir-se falar no declínio da venda de computadores portáteis e ainda mais de desktops. Mas, a verdade é que o mercado dos computadores não parou de evoluir e para quem procura um equipamento produtivo vai procurar um computador.

Em análise no Pplware, nas últimas semanas, esteve o Dell Precision 5510, um portátil que se revelou bastante produtivo. Hoje damos-lhe a conhecer todos os pormenores deste computador portátil.

O Dell Precision 5510 em análise vem equipado com um processador Intel Core i7 de 6ª geração com placa gráfica Nvidia Quadro M1000M w/2GB GDDR5, uma memória DDR4 de 16 GB (2x8GB) 2133MHz (integrada) e 256 GB de armazenamento interno.

Este portátil tem um ecrã de 15,6″ UltraSharp FHD IPS (1920 x 1080 píxeis) 16:9 e uma bateria de 3 células, 56Wh, com tecnologia de carregamento rápido e autonomia para cerca de 5 a 7 horas de utilização.

Especificações

  • Processador: Intel Core i7-6820HQ (Quad Core 2.70GHz, 3.60GHz Turbo, 8MB 45W)
  • Sistema Operativo: Windows 10 Pro de 64 bits
  • Memória RAM: DDR4 de 16 GB (2x8GB) 2133MHz (integrada)
  • Ecrã: Ecrã FullHD anti-reflexo com retro-iluminação LED de 15,6″ (1920 x 1080 píxeis)
  • Placa Gráfica: Nvidia Quadro M1000M w/2GB GDDR5
  • Armazenamento: 256 GB M.2 PCIe NVMe Class 40 SSD
  • Webcam: Câmara Web (frontal) com microfone digital integrado
  • Leitor de Cartões: SD, SDHC, SDXC, até 64GB
  • Interface:
    • 1 x USB Tipo-C com Thunderbolt
    • 1 x HDMI
    • 1 x Porta USB 3.0 com PowerShare
    • 1 x combo para auscultadores/microfone (3,5mm);
  • Conectividade
    • Wireless LAN: Intel 8260 Dual-Band 2×2 802.11 ac (Miracast) Bluetooth 4.0, NFC
  • Teclado: em análise com layout americano
  • Adaptador AC: 130 W
  • Bateria: Iões de lítio 3 células, 56 Wh
  • Dimensões: 35,723 x 23,547 x 1,15 cm;
  • Peso: 1,78 kg (com bateria)

 

Design

O design do Dell Precision 5510 prima pela simplicidade das linhas direitas e pela qualidade de construção, não fosse ele um computador de topo. A tampa e a base são em metal, na cor cinza. A sua espessura é de apenas 1,15 cm e pesa 1,73 kg, sendo que o seu ecrã é de 15,6 polegadas.

Na lateral direita, vêm com leitor para cartões, uma porta USB 3.0 preparada para carregamento, um botão indicador do estado de bateria com 5 LEDs e ainda o sistema de bloqueio. Do lado esquerdo, a ficha de carregamento, a segunda porta USB 3.0, a porta HDMI, a porta USB Tipo-C com Thunderbolt, o jack de áudio de 3,5mm.

Em baixo apenas se encontram-se apenas grelha para ajudar à circulação de ar e os apoios do computador em borracha.

 

Ao levantar o ecrã

Este Precision 5510 vem com um teclado que permite uma escrita muito boa, as teclas são bastante firmes e são iluminadas, o que é uma vantagem para quando o ambiente é mais escuro. Quanto ao touchpad não há nada a indicar de negativo, tem uma boa área de utilização e uma boa sensibilidade.

O botão de power está colocado no canto superior direito da zona do teclado. Zona esta que é revestida por uma espécie de borracha fina (com padrão em xadrez) que fica muito manchado com a transpiração das mãos. Em termos de design este é mesmo o aspecto menos bem conseguido.

O altifalante, que reproduz som em stereo, fica colocado por trás do teclado, na zona da dobradiça da tampa. O som reproduzido é de grande qualidade, o que satisfez tanto para ouvir música ambiente, quanto para ver filmes.

O ecrã de 15,6″ está inserido neste portátil com uma moldura muito fina e tem uma verdadeira protecção anti-reflexo, que permitiu uma boa utilização em ambiente com muita luz natural.

A webcam encontra-se abaixo do ecrã e faz-se acompanhar por pequeno LED indicador de funcionamento. Durante a análise foi testada uma vídeo chamada à noite, com luz ambiente, através do Skype, e o resultado em termos de reprodução de imagem pode ser considerado como muito satisfatório para um computador portátil. Também o som captado é de grande qualidade.

 

Software

O Dell Precision 5510 vem equipado com o sistema operativo da Microsoft, o Windows 10 Pro de 64-bit. Além do mais, traz com ele algum software Dell, como é habitual.

 

Desempenho

O desempenho deste computador portátil corresponde perfeitamente à gama onde se insere. Estamos perante um equipamento de topo capaz de realizar qualquer tarefa a que foi proposto desde as mais simples, como navegação na Internet, utilização das ferramentas do Office, às mais exigentes em termos gráficos, como jogos e utilização de software de edição de fotografia e vídeo.

Todo este excelente desempenho deve-se ao processador Intel Core i7-6820HQ de 6ª geração, aos 16 GB de RAM e à placa gráfica Nvidia Quadro M1000M w/2GB GDDR5.

O armazenamento interno é de 256 GB, o que para um computador portátil com um preço que ronda os 2.980,00€ poderia ser um pouco mais…

Porque também é importante observar os resultados dos benchmarks, foi executado o PCMark 8 onde foi obtido um resultado de 2 671.

O Dell Precision 5510 é um computador super silencioso, apenas em alguns momentos se ouviu um ligeiro ruído, principalmente quando a grelha de circulação de ar era tapada durante algum tempo. No entanto, aquece bastante durante uma utilização comum, em navegação no browser, por exemplo.

 

Autonomia

Se estamos perante um computador portátil é importante que a autonomia seja boa. Neste caso em específico temos um portátil que atingiu cerca de 7 horas de autonomia e 5 horas e meia no mínimo. Tudo depende, obviamente do trabalho que se está a executar. Activando o modo de poupança de energia, com 6% de bateria é ainda possível trabalhar durante cerca de 30 minutos, ainda que não seja aconselhado atingir níveis tão baixos.

O tempo de carregamento é também ele importante e este Dell demora cerca de duas horas a carregar na totalidade (dos 6% aos 100%), sendo que dos 99% aos 100% demora 15 minutos. A bateria é de 3 células, 56 Wh, e o adaptador AC de 130 W. A ficha que se liga ao PC para carregamento tem uma luz que permanece sempre ligada, enquanto o adaptador de corrente estiver ligado à corrente.

 

Veredicto

Este computador portátil apresenta-se como uma verdadeira opção para quem procura um equipamento para trabalhos mais exigentes a nível gráfico.

O seu design é também um aspecto positivo a destacar, notando-se cada vez mais o esforço da marca em criar equipamentos que aliam o excelente desempenho a um design atractivo e a uma estrutura mais leve e mais fina.

A autonomia poderá ser um problema para quem passa muitas horas a trabalhar longe de uma tomada eléctrica, mas nada que seja longe daquilo que a concorrência oferece. Assim este revela-se uma boa opção para ambiente de escritório.

O Pplware agradece à Dell a cedência do Dell Precision 5510 para análise.

Exit mobile version