Se tem o popular player da Apple instalado, o QuickTime, remova-o de imediato! De acordo com um alerta emitido pelo Departamento de Segurança dos EUA e pela TrendMicro, este software tem falhas graves que podem ser exploradas por hackers.
Além disso, como é sabido, a Apple não irá lançar mais nenhuma actualização para o QuickTime.
Um alerta à escala mundial feito pelo Departamento de Segurança dos EUA e pela TrendMicro revelam que o popular player QuickTime tem falhas de segurança que deixam uma máquina vulnerável. De lembrar que o QuickTime vinha com a instalação do iTunes e nesse sentido haverão certamente milhares de máquinas ainda com este software instalado.
Porque devo remover o QuickTime já?
A remoção deste player deve acontecer já, isto porque a própria Apple não vai lançar qualquer patch para correcção das vulnerabilidades agora encontradas. Além disso não está prevista qualquer nova versão do QuickTime para os sistemas operativos mais recentes.
Como remover?
Sendo o QuickTime uma aplicação “normal”, basta ir ao Painel de Controlo > Adicionar e Remover programas e procurar por QuickTime. Caso tenha algum problema, pode também usar a documentação que foi preparada pela própria Apple e que está disponível aqui.
De acordo com a informação do Departamento de Segurança dos EUA, o QuickTime tem duas falhas de segurança que já está documentadas: ZDI-16-241 e ZDI-16-242.