Pplware

Afinal o Windows 10 não vai chegar aos smartphones este Verão

Os desenvolvimentos no Windows 10 têm seguido vários caminho paralelos, cada um dedicado à sua versão específica. Mesmo partilhando uma base comum e que é usada em todas as versões, existem pormenores específicos de cada plataforma.

A versão dedicada aos smartphones, que deveria acompanhar a versão desktop, acabará por chegar mais tarde e não no Verão como se esperava.

A novidade chegou ontem durante numa reunião que Joe Belfiore teve com a imprensa, integrado na Build, onde foram abordados vários temas relacionados com o Windows e tudo o que gravita à sua volta.

Durante a conversa que teve lugar com a imprensa, foi revelado que a versão do Windows 10, dedicada aos smartphones, não vai ser lançada ao mesmo tempo que a versão desktop.

Tudo se resume a diferentes planos de desenvolvimento, que no caso dos smartphones têm tido um ritmo mais lento, fruto de uma diferente necessidade de adaptação às novas interfaces.

Our phone builds have not been as far along as our PC builds. We’re adapting the phone experiences later than we’re adding the PC experiences.

Mas Joe Belfiore garantiu que mesmo não sendo lançada ao mesmo tempo que a versão desktop, o Windows 10 para smartphones chegará muito pouco tempo depois, e provavelmente com as funcionalidades ainda não totalmente integradas, sendo depois adicionadas.

Provavelmente não será apenas a versão móvel do Windows 10 a ser lançada mais tarde. O foco será o Windows 10 para o PC e tudo o que o tornará único. A Microsoft quer fazer desse lançamento um momento único e que marcará o renascer do PC e do próprio Windows.

From the device view, our main focus is to kick off the Windows 10 launch wave with a great launch on the PC. You should expect that the other devices — phone, HoloLens, Xbox, Surface Hub — will be staggered, probably not on the same date as the PC.

Ainda não existe uma data para este lançamento, e em boa verdade nem para o próprio Windows 10, mas tudo indica que chegará durante o verão de 2015, sendo depois, provavelmente em Outubro, lançada a versão para os dispositivos móveis.

É um período que faz algum sentido, pois normalmente é nesta altura que a Microsoft faz o lançamento dos seus novos dispositivos móveis topo de gama.

Para essa altura espera-se que cheguem os novos Lumia, que vão correr o Windows 10 de origem, sem necessidade de qualquer actualização.

Exit mobile version