Pplware

Actualizações do Windows 10 vão passar a ser 35% menores

Ao longo dos dois anos em que está disponível, o Windows 10 tem melhorado de forma exponencial, com novidades a surgirem a um ritmo elevado.

Mas a procura das melhorias não tem abrandado e uma nova foi agora anunciada. A Microsoft vai passar a disponibilizar as actualizações deste sistema operativo de forma diferente, para que sejam mais pequenas e mais rápidas de instalar.

As actualizações do Windows 10 são por norma pesadas e não tão simples como seriam desejadas. Este ponto tem ainda pior desempenho sempre que são actualizações como a que foi lançada no verão, a Actualização de Aniversário, que ocupava várias centenas de megas.

Para eliminar este problema a Microsoft anunciou a Unified Update Platform, que quer permitir que estas actualizações sejam feitas de forma mais rápida, com menores consumos de largura de banda e, principalmente, mais pequenas.

O Unified Update Platform vai garantir que apenas as actualizações que não estão já nas máquinas dos utilizadores são descarregadas e desta forma evitar o reenvio de elementos. No global a Microsoft estima que as actualizações passem a ser 35% mais pequenas, melhorando todo este processo.

Mas a Microsoft quer ainda mais do Unified Update Platform. Quer que seja exigido muito menor processamento e que os dados trocados sejam também reduzido. Este ponto é particularmente sensível no caso das plataformas móveis. Ao transferir o processamento para o serviço de actualizações, consegue que os dispositivos apenas tenham de instalar os novos pacotes, sem terem de avaliar quais as actualizações que realmente necessitam.

Para já esta novidade estará apenas disponível para o Windows 10 Mobile, chegando ao desktop no final do ano e apenas no programa Insiders. A sua massificação chegará com a Creators Update, que chegará na primavera do próximo ano.

Esta será mais uma melhoria que tornará o Windows 10 um sistema ainda mais adequado a todas as plataformas e a todos os sistemas, melhorando a sua usabilidade e aliviando aos utilizadores os processos que não querem ter de estar a controlar.

Exit mobile version