Foi em Abril de 2014 que vimos “partir” o Windows XP. Passados 12 anos, desde o seu lançamento, a Microsoft anunciou oficialmente a “morte” do XP, não oferecendo mais suporte a este sistema (apenas à versão Windows Embedded POSReady).
Mas ao que parece a Microsoft não quer abandonar os utilizadores do Windows XP, que ainda são muitos, e vai oferecer a possibilidade de migrarem para o Windows 10 por apenas 39 dólares (cerca de 35€).
A noticia está a ser avançada pelo site softpedia, de acordo com um leak da empresa Russa WZor. Ao que parece, a Microsoft irá permitir a actualização do Windows XP para o Windows 10 por apenas $39.99 (€35) mas apenas durante o primeiro ano. Passado esse período o utilizador terá de pagar o preço total do Windows 10 para proceder à actualização.
Mas antes de migrar para o Windows 10 é importante saber também se a máquina tem os requisitos mínimos.
Os requisitos oficiais para correr o Windows 10 já foram revelados e estão publicados aqui. Na prática o utilizador apenas terá de ter uma máquina com:
- CPU: 1 Ghz ou superior
- RAM: 1 GB de memória (32-bits) e 2 GB (64-bits)
- Espaço em Disco: 16GB ou mais
- Placa Gráfica: Suporte para Microsoft DirectX 9com driver WDDM
- Conta Microsoft e acesso à Internet
Ao nível do CPU, tal como acontecia com o Windows 8.1, é importante referir também que o mesmo deverá suportar PAE, NX e SSE2, tal como é explicado aqui. Ou seja:
- PAE – O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits;
- NX – (Bit de processador NX) – permite ao processador proteger o PC contra ataques de malware;
- SSE2 – Conjunto de instruções cada vez mais usado por aplicações e drivers de terceiros;
Via Softpedia