Tudo o que possa ser usado nos sistemas operativos para melhorar a performance geral é benéfico para os utilizadores. Todas as pequenas melhorias e as optimizações devem por isso ser activadas.
O Windows 10 tem alguns truques escondidos que podem e devem ser explorados e hoje vamos debruçar-nos sobre os discos SSD e o TRIM, que devem ter activos.
Esta dica que hoje vos trazemos, a activação do TRIM, pode aumentar a vida do vosso disco SSD e, ao mesmo tempo, garantir um maior desempenho. É um processo totalmente automático e que activa apenas uma vez no Windows 10.
O TRIM surgiu com discos SSD e permite que o sistema operativo informe o disco de quais os blocos que entende que não estão a ser usados, tratando o disco de os libertar e eliminar os dados que lá estão.
Terminal de DOS, a única ferramenta que necessitam
Para tratarem de todas as operações relacionadas com o TRIM, os vossos discos SSD precisam apenas de ter um terminal de DOS acessível, com a particularidade de ter permissões de administração.
Escrevam na caixa de pesquisa o comando CMD e vão ver surgir a aplicação Linha de comandos. Cliquem-lhe com o botão direito do rato e escolham a opção Executar como administrador.
Verificar se tem o TRIM activo no Windows 10
O primeiro passo lógico neste processo é verificarem se o sistema operativo tem já o TRIM activo e se necessita ou não de ser activado. Para isso devem usar a janela de DOS que abriram antes e executem o seguinte comando:
fsutil behavior query DisableDeleteNotify
O resultado esperado é que o valor de DisableDeleteNotify seja igual a zero (0), o que indica que o TRIM está activo no Windows 10 e que por isso não se precisam de preocupar.
Activar o TRIM no Windows 10
Na eventualidade do resultado do comando anterior não ser igual a zero, existe a possibilidade de activar o TRIM manualmente. Para isso precisam de usar a mesma janela de DOS, com permissões de administração, e executar o seguinte comando:
fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0
Depois de executado o comando, vão ver surgir o resultado DisableDeleteNotify = 0, o que significa que o TRIM passou a estar activo no Windows 10 e que o vosso disco SSD está agora protegido e optimizado.
Desactivar o TRIM no Windows 10
Na eventualidade de necessitarem de desligar o TRIM, o Windows 10 disponibiliza uma forma de o fazerem. O comando a usar no DOS é similar ao de activação, mas o valor final é 1. Usem o seguinte comando:
fsutil behavior set DisableDeleteNotify 1
Neste caso o resultado do comando será DisableDeleteNotify = 1, o que indica que o Windows 10 está sem o TRIM activo e o vosso disco não está optimizado.
Lembrem-se que apenas devem usar estes comandos se o vosso PC tiver um disco SSD. Caso usem um disco mecânico não vão ter qualquer melhoria no Windows 10 e no vosso sistema.
O TRIM foi criado para melhorar a performance dos sistemas e aumentar a vida dos discos, ao realizar todos os processos de limpeza de lixo e informação desnecessária que possa existir.