Pplware

Quer aceder ao Windows 10 remotamente? Use o OneDrive

O Windows, e todo o seu ecossistema, têm algumas ferramentas e serviços que nem todos conhecem. São pequenas pérolas que quando exploradas podem ser extremamente úteis aos utilizadores.

O OneDrive, que todos conhecem como o serviço cloud da Microsoft, tem escondido um acesso direto a qualquer PC, para os utilizadores conseguirem ver e gerir os seus ficheiros. Veja como o pode usar.

Ao OneDrive todos associam o serviço cloud da Microsoft, onde podem ser guardadas cópias dos ficheiros importantes, para acesso remoto e a qualquer altura.

O que poucos sabem é que este serviço dá acesso em tempo real a todos os ficheiros de um PC, não havendo, no entanto, qualquer cópia. Basta navegar e escolher os ficheiros que querem copiar. Basta que o PC esteja ligado e com acesso à Internet.

Configurar o acesso remoto no Windows 10

Para poderem usar esta funcionalidade única, os utilizadores precisam de configurar o OneDrive no Windows 10. Para além de precisarem de ter o serviço a correr e configurado, precisam de uma última opção ativa. Comecem por aceder às definições do OneDrive no Windows 10.

Depois, no separador Settings, escolham a opção Let me use OneDrive to fetch any files on this PC. Esta não deverá estar selecionada, mas é essencial para que possam aceder ao vosso PC pelo OneDrive.

Devem após isto aplicar a alteração, carregando no botão OK para que o Windows a assuma.

Após este passo a configuração do Windows fica terminada, estando agora esse PC pronto a ser acedido pelo OneDrive.

Aceder ao Windows 10 pelo OneDrive

Para se conseguir navegar nos ficheiros do PC pelo OneDrive, devem aceder a este serviço com a mesma conta que configuraram no PC. Vão ver na interface do OneDrive a opção PC e é aí que devem aceder.

Vão ver a lista de PCs que têm configurados e para cada um deverá ser mostrado o nome que a máquina tem, para uma mais fácil identificação.

Ao escolherem um dos PCs vão poder ver de imediato o acesso a várias zonas do disco. A primeira mostra os favoritos, a segunda as bibliotecas e por fim vão ter acesso ao disco todo.

Pode ser pedido um código de segurança para desbloquear o acesso, mas depois, e tal como no explorador de ficheiros do Windows, vão poder navegar nas pastas até chegarem aos ficheiros pretendidos, que podem depois descarregar.

Pode não ser uma forma gráfica de aceder ao Windows, mas é algo que pode ser extremamente útil aos utilizadores quando não estão junto das suas máquinas. Todo o disco está disponível e pronto a ser navegado, tal como acontece nas suas máquinas.

Exit mobile version