Pplware

A Actualização de Aniversário roubou-lhe 16 GB! Recupere-os

Foi há cerca de 15 dias que a Microsoft lançou a tão esperada Actualização de Aniversário. As novidades são bastante interessantes, apesar de alguns utilizadores reportarem constantemente alguns problemas.

Mas já se apercebeu que, depois da Actualização de Aniversário, ficou com menos cerca 16 GB de espaço em disco no Windows 10?

Para quem instalou a Actualização de Aniversário no Windows 10, certamente reparou que existe uma nova pasta na drive C com o nome “windows.old”. Essa pasta ocupa bastante espaço em disco e é automaticamente criada quando procedemos a uma grande actualização do sistema.

Na prática, esta pasta mantem um conjunto de ficheiros que permitem fazer o downgrade do sistema caso tenham algum problema com o mesmo, ou simplesmente não gostarem da actualização.

Mas como remover esta pasta e ganhar muito espaço em disco?

A pasta Windows.old é removida automaticamente após 30 dias da actualização do sistema (isto se migraram do Windows 7/8/8.1). No caso de terem instalado a Actualização de Aniversário, esta pasta “especial” também é criada e removida automaticamente após 10 dias. Para quem pretenda recuperar já o espaço em disco, basta que siga os seguintes passos:

Passo 1) Abrir a ferramenta Limpeza do disco

Passo 2) Carregar em Limpar ficheiros do sistema

 

Passo 3) Depois da ferramenta detectar os ficheiros associados a versões anteriores do Windows, colocará essa informação também no painel para que o utilizador os possa remover em segurança.

Como podem ver, no nosso caso são 15,5 GB de espaço que vamos recuperar.

E está feito. O processo é todo ele muito simples e seguro (a pasta Windows.old será removida). Obviamente que, com a limpeza destes ficheiros, deixa de ser possível voltar à versão anterior do Windows 10. Por isso, antes de avançar com este procedimento, verifique se não tem nenhum problema no sistema.

Quantos GB conseguiu “resgatar”?
Exit mobile version