Pplware

Conheça 5 boas alternativas que pode usar para substituir o CCleaner

Durante muitos anos o CCleaner foi a ferramenta de eleição no que toca à limpeza e otimização dos sistemas Windows. Esta ferramenta, externa à Microsoft tinha provas dadas e todos confiavam nela.

Com a sua compra pela Avast tudo mudou e ao longo do tempo o CCleaner veio a ganhar elementos que são dispensáveis. O limite veio esta semana, com a nova versão. Por isso, e para ajudar os utilizadores a conhecerem outras propostas, vamos apresentar 5 alternativas ao CCleaner.


A nova versão do CCleaner traz algumas novidades inconvenientes, que passam a controlar os dados do utilizador e a recolhê-los de forma constante, enviando-os para um ponto central, supostamente para conseguir melhorar esta ferramenta.

Como muitos estão mais conscientes da sua privacidade, estas novidades chocam com as suas vontades e por isso abandonaram o CCleaner. Para estes apresentamos 5 alternativas que conseguem realizar o mesmo que o CCleaner.

PrivaZer

A primeira proposta, o PrivaZer, é de todos o que mais se foca na segurança dos utilizadores e dos seus dados. É dai que surge o seu nome e garante que toda a eliminação de informação é feita de forma segura e irrecuperável.

Com vários modos de pesquisa de informação e até vários níveis de profundidade, o PrivaZer garante que todos os dados desnecessários no sistema, referentes ao utilizador, são realmente eliminados.

Se procuram uma ferramenta para eliminar dados sensíveis, não olhando à performance do sistema, então a escolha óbvia é mesmo o PrivaZer.


SO: Windows
Licença: Gratuito
 


Wise Disk Cleaner

O Wise Disk Cleaner, a segunda proposta que temos hoje, foca-se muito mais em manter limpo o disco e garantir que o Windows tem um desempenho muito mais rápido.

Esta aplicação pode dizer-se que se divide em dois perfis de utilizadores. Garante aos menos exigentes uma interface simples de usar e sem complicações, e aos mais exigentes e mais “técnicos” muitas mais funcionalidades.

Neste último modo é possível não apenas eliminar dos dados de navegação e de utilização do Windows, mas também eliminar todos os ficheiros desnecessários que ficam depois da instalação de software. Este deverá ser a proposta que mais se aproxima do CCleaner.


SO: Windows
Licença: Gratuito
 


System Ninja

O System Ninja é de todos o mais simplista no que toca à interface, mas esta não é uma situação que se repita nas funcionalidades. Para além de todas as funcionalidades de limpeza, que todos têm, o System Ninja integra-se também com um elevado conjunto de apps, para que sejam limpos os ficheiros temporários.

Para além da versão  básica do System Ninja, existe também uma versão paga que traz á aplicação alguns extras, principalmente focados na automação dos processos de limpeza do Window.


SO: Windows
Licença: Gratuito
 


Glary Utilities

Provavelmente o Glary Utilities é a mais conhecida destas ferramentas. Este reconhecimento está associado a um conjunto de funcionalidades e ferramentas que esta solução traz.

Claro que tem presente a componente de limpeza de ficheiros e de otimização do Windows, mas acrescenta-lhe depois ferramentas como a gestão de aplicações no arranque, a cifra de ficheiros e muitas outras.

Claro que para tirar proveito de todas estas potencialidades, o Glary Utilities dá acesso à possibilidade de serem usados mecanismos automáticos que, com um simples botão, tratam do processo.

O Glary Utilities tem também uma versão Pro, que adiciona alguns extras à oferta base e que já é muito rica e diversificada.


SO: Windows
Licença: Gratuito
 


BleachBit

A última proposta, é, curiosamente, a única que é realmente aberta e possível de ser verificada. O BleachBit está assim aberto ao mundo e todos podem contribuir com melhorias, correções ou até novidades.

Com uma interface simples e direta, o BleachBit concentra as funcionalidades necessárias, não sendo no entanto limitado, algo que poderia até ser esperado. Como vantagem óbvia está mesmo a sua portabilidade, o que o torna ideal para usar numa pen.

Para além da limpeza básica e de dia a dia, o BleachBit consegue dar modos de pesquisa avançada e profunda, que removem todos os ficheiros desnecessários.

A integração do BleachBit é profunda e vai ao ponto de integrar alguns extras no menu de contexto dos ficheiros, para garantir uma gestão mais simples e rápida.


SO: Windows
Licença: Gratuito
 


Estas são as 5 propostas que temos para mostrar aos nossos leitores e que podem ser usadas para substituir o CCleaner. Apesar de poderem não ter todas as funcionalidades, existe a garantia de que  estas apps não estão a recolher e enviar dados dos utilizadores. Claro que existem outras propostas, mas estas são 5 que podem usar sem qualquer problema, limitação ou medo.

E o leitor, que ferramenta recomenda para substituir o CCleaner?

O grande problema de privacidade do CCleaner

Exit mobile version