Pplware

4 opções que pode aproveitar para aumentar a sua privacidade no Windows 10

Desde que a Microsoft apresentou as primeiras versões do Windows 10 que as questões de privacidade têm estado presentes. A empresa defende-se com a necessidade de recolha de telemetria, mas a verdade é que muitos utilizadores não gostam de ser espiados.

Apesar de não ser possível desligar por completo esta recolha, existem pequenos passos que podem ser tomados. Conheça 4 opções que pode aproveitar para aumentar a sua privacidade no Windows 10.


Muita da informação que a Microsoft recolhe serve para a empresa saber o comportamento do Windows 10 e das apps que nele correm. Claro que existe muito mais informação recolhida e que está focada no utilizador e nos seus hábitos.

Nas Definições do Windows 10 muitas destas informações podem ser bloqueadas e assim aumentar a privacidade do utilizador. Conheça 4 dessas opções que deve alterar para aumentar a sua privacidade no Windows 10.

Desative o ID de publicidade

A primeira opção, o ID de publicidade, está acessível nas Definições do Windows 10, dentro de Privacidade e no separador Geral. Devem desligar esta opção, a primeira que está disponível.

O ID de publicidade serve para a Microsoft e algumas apps conseguirem focar a publicidade apresentada e torná-la mais dirigida aos utilizadores. Este perfil deixa assim de ser usado e o utilizador não é reconhecido.

Desligue a localização do dispositivo

A segunda opção esta centrada na localização do dispositivo. Acedam às Definições, a Privacidade e no final a Localização. Também aqui devem desligar a primeira opção, associada ao acesso à localização do dispositivo.

Ao desligarem esta opção estão a bloquear o acesso à localização do dispositivo. Também aqui a informação é usada para dar informações do utilizador, não apenas sobre os locais, mas também sobre o seu histórico. Esta permite também criar perfis dos utilizadores.

Altere as permissões das aplicações

Tal como nos smartphones, também o Windows 10 tem controlo de permissões de acesso das aplicações. Estas podem ser acedidas nas Definições e depois a Aplicações. No separador Aplicações e funcionalidades encontram a lista de aplicações instaladas.

Ao clicarem em qualquer uma das aplicações presentes podem consultar a informação a que estas podem aceder, através das Opções Avançadas.

Na zona de Permissões da aplicação podem ver a que recursos estas apps têm acesso. Podem controlá-las de forma individual, permitindo ou negando o acesso a muitos recursos.

Ponderem as apps que querem controlar e quais as permissões que vão ter, desde o acesso à câmara, ao microfone, aos vídeos e a muitos mais recursos. Ao desligarem estas opções evitam que as apps tenham acesso à vossa informação.

Desligue o Diagnóstico e comentários

Por fim temos a opção Diagnóstico e comentários. Esta é a que mais recentemente causou problemas à Microsoft, por enviar dados sensíveis dos computadores para a empresa. Apesar de não poder ser desligado, o Diagnóstico e comentários pode ser colocado no modo Básico, em que o mínimo de informação é recolhida e enviada para a Microsoft.

Para alterar esta opção devem aceder às Definições e depois a Privacidade. No separador Diagnóstico e comentários podem encontrar as duas opções disponíveis: Básico e Completo.

Estas são as opções que devem alterar para conseguirem enviar o mínimo de informação pessoal para a Microsoft, mantendo o anonimato e a privacidade no Windows 10.

Exit mobile version