Pplware

4 ferramentas para o ajudar a gerir e monitorizar a sua LAN

Ser administrador de uma rede de dados implica ter, acima de tudo, muita responsabilidade mas também produzir toda a documentação necessária para que a gestão de todos os sistemas seja mais simples e eficaz .

A par da documentação é igualmente importante que possua um conjunto de ferramentas que o ajudem a ter a rede sempre “debaixo de olho” (através das funcionalidades de alarmística e monitorização). Hoje sugerimos 4 ferramentas que o ajudarão certamente a gerir e a monitorizar melhor a sua rede.

Nagios

Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos mais diversos equipamentos de uma rede.


Homepage: Nagios

Cacti

Cacti é uma das mais usadas e completas plataformas open source para monitorização de redes informáticas e dispositivos. Com a implementação desta ferramenta, qualquer administrador por ter uma “visão” quase em tempo real do estado da sua rede. O cacti é baseado no RRDtool, um standard que permite produzir gráficos de grande qualidade e que pode ser facilmente integrado em linguagens como por exemplo Bash,Per, Ruby, lua ou TCL.


Homepage: Cacti – Monitorização de redes informáticas

GLPI

O GLPI é um sistema de gestão de recursos que oferece uma interface muito intuitiva e um conjunto de funcionalidades que permitem manter um conjunto de informações sobre todos os recursos. Além disso, o GLPI oferece também um sistema de tickets bastante completo, para gestão de problemas e registo de incidentes. Relativamente a esta funcionalidade, há a destacar o sistema de estatísticas que nos permite ter uma noção do trabalho realizado.


Homepage: GLPI – Gestão total do seu parque informático

phpIPAM

Tal como o TIPP, o phpIPAM é uma plataforma open source, que assenta na Web e permite as mais diversas funções no que se refere à gestão do endereçamento de redes informáticas. Com o phpIPAM, além de registar os vários endereços IP/Nome das máquinas, o utilizador dispões de estatísticas que indicam o numero de subredes em uso, numero de endereços IPv4 e IPv6 em uso e outras estatísticas apresentadas em gráfico.

O phpIPAM  é ajax-based, através da utilização  de bibliotecas jQuery , scriptsphp , javascript e algum código HTML5/CSS3.


Homepage: phpIPAM – Gestão do endereçamento de redes informáticas

Para quem faz a gestão de um parque informático aconselhamos vivamente a terem estas ferramentas ou equivalentes instaladas. Todas as soluções aqui apresentadas são muito simples de configurar e gerir.

E você que ferramentas usa para o ajudar a gerir o seu parque informático?

Exit mobile version