Pplware

4 dicas para tornar o Windows 10 Mobile ainda melhor

Todos os utilizadores do Windows 10 Mobile reconhecem que este é um sistema operativo móvel que tem capacidades para vingar no mercado. A Microsoft fez um excelente trabalho e isso nota-se na sua performance em qualquer situação.

Mas, tal como todos os sistemas, existem pequenos truques que os podem tornar melhor, garantindo novas funcionalidades e a melhoria geral do sistema. Hoje trazemos mais 4 dicas que podem usar nos vossos smartphones com Windows 10 Mobile para estes estarem ainda melhor.

A Microsoft tem no Windows 10 Mobile a sua proposta para o mercado dos smartphones e, a cada nova atualização, adiciona novas funcionalidades e ferramentas. Muitas dessas novidades não são conhecidas dos utilizadores e hoje temos um conjunto de truques e dicas para poder tirar ainda mais proveito do Windows 10 Mobile.

 

Funcionalidades para chamadas telefónicas

O Windows 10 Mobile, para os telemóveis lançados de raiz com Windows 10, permite a gravação de chamadas telefónicas. Esta é uma funcionalidade que está acessível através das definições. Para ativar, basta abrir as Definições -> Sistema -> Telefone. Neste menu podemos configurar vários parâmetros de chamadas e SMS, nomeadamente a gravação de chamadas.

Depois de ativar a gravação de chamadas e seleccionar o local onde serão alojadas as gravações poderá verificar que, no ecrã de chamada, passa a aparecer a opção “gravar”, pelo que tem esta funcionalidade pronta a usar.

Neste mesmo menu “Telefone” podemos ativar uma outra característica bastante útil, a vibração quando a sua chamada é atendida. Imagine que está num local muito barulhento e está a fazer uma chamada. Com certeza que terá alguma dificuldade na perceção do momento em que o interlocutor atende a chamada. Sendo assim, o que esta característica ativa é uma pequena vibração no momento exato em que a sua chamada é atendida.

Há uma outra funcionalidade disponível através do menu “Telefone”, nas definições, que muitos utilizadores desconhecem. Basta abrir a opção “definições de encaminhamento de áudio” neste menu e ativar a opção “durante uma chamada, ativar o altifalante quando afasta o telemóvel do ouvido”.

Como o nome sugere, esta opção faz com que a chamada passe para alta-voz quando afastamos o telemóvel do ouvido, de modo a continuar a chamada sem problemas de áudio, nomeadamente ao nível do volume de chamada.  

Encriptação para o seu dispositivo

O Windows Phone/Mobile permite ao utilizador accionar a encriptação dos dados do dispositivo. Esta é uma das funcionalidades mais importantes que lhe poderíamos sugerir, visto que protege os dados contidos no seu telemóvel no caso de ser roubado ou no caso de perder o telemóvel.

Se pretender ativar esta função, tem de ir às definições, selecionar a opção Sistema, seguidamente a opção “Encriptação do dispositivo”. Depois, basta ativar a opção e os dados do seu telemóvel estarão protegidos.

No caso de não ter configurado um código PIN para desbloquear o telemóvel, será aberta a página das opções de início de sessão para poder configurar um PIN que proteja o seu Windows Mobile de terceiros.  

Horas de pausa

A Microsoft, aquando da implementação da Cortana no seu sistema operativo móvel, juntou diversos serviços e funcionalidades à Cortana para a tornar mais completa e para justificar a sua utilização por parte dos utilizadores, tornando-a mais apetecível e “necessária”.

Uma das funcionalidades funcionalidades apresentadas são as Horas de Pausa, que chegaram aos utilizadores portugueses e brasileiros depois da atualização de aniversário, quando foi disponibilizada a Cortana nestes países.

Esta funcionalidade permite que o utilizador não seja incomodado com chamadas, SMS e notificações durante períodos por si definidos, sem ter de desativar o som e a vibração e sem desligar o telemóvel. No entanto, numa situação de emergência as chamadas poderão ser efectuadas se ativar a opção de, num período de 3 minutos, um certo número fizer uma chamada 2 vezes.

Também poderá criar uma lista de contactos prioritários aos quais não serão impostas nenhumas restrições, podendo contacta-lo a qualquer momento. No caso dos outros contactos, sempre que o contactem durante as “horas de pausa”, a chamada será bloqueada pela Cortana e, se assim pretender, a Cortana poderá enviar uma SMS a informar que não está disponível.

Para aceder e configurar esta funcionalidade da Cortana, basta abrir a assistente virtual, entrar na área “Notebook” e seleccionar “Horas de Pausa”. Ser-lhe-à apresentado o menu onde poderá configurar tudo relativo a esta capacidade bastante útil e interessante da Cortana.

Posteriormente, poderá desativar ou ativar as horas de pausa através dos ícones de ações rápidas no centro de ação do seu dispositivo.  

Modo de Condução

Atualmente a grande maioria dos automóveis já estão equipados com Bluetooth e por isso os telemóveis e outros gadgets começam a ser capazes de interagir com os veículos. O Windows Mobile, em particular, vem com a capacidade de desativar as notificações, SMS e chamadas quando o utilizador se encontra a conduzir. Esta funcionalidade, denominada “modo de condução” pode ser controlada através da definições do dispositivo, selecionando a opção Sistema. Logo de seguida temos o modo de condução no conjunto de opções que aparecem no ecrã.

Esta funcionalidade, para além da utilidade prática que tem, é bastante fácil e simples de configurar. O modo de condução funciona com base no Bluetooth por isso é apenas necessário escolher o dispositivo para que, sempre que este se emparelhe com o telemóvel Windows, o modo de condução se ative de forma automática.

anterior próxima

Podemos também selecionar a desativação de chamadas e/ou SMS enquanto conduzimos, para além das notificações, que estão obrigatoriamente desativadas. O modo de condução também permite o envio de uma SMS definida pelo utilizador sempre que seja contactado durante a condução; esta SMS automática poderá ser enviada aquando da receção de uma chamada e/ou de uma SMS.

Como podemos constatar, esta funcionalidade nativa do Windows Mobile é de extrema utilidade e de simples utilização/configuração. A configuração é bastante intuitiva e a partir de agora basta ter o Bluetooth ativo quando conduzimos para que o modo de condução esteja funcional. Certamente que o modo de condução proporcionará menos distrações ao volante, tornando a nossa condução mais segura e tranquila.

Em resumo…

Estas dicas tornarão o seu Windows Mobile um dispositivo ainda mais completo e versátil, tornando-o mais capaz para as suas necessidades. Apesar de ter uma posição minoritária no mercado dos smartphones, os telemóveis Windows são bons e têm um sistema operativo com uma margem de progressão ainda bastante alargada.

Um dos maiores defeitos apontados à plataforma, a falta de aplicações disponíveis, está a ser travada com a ajuda da Universal Windows Platform e agora cabe à Microsoft incentivar o apoio e aposta na plataforma.

Exit mobile version