Pplware

10 sistemas alternativos ao Windows (Parte II)

No segmento dos sistemas operativos a Microsoft continua a liderar o ranking apesar de cada vez existirem mais sistemas alternativos. Segundo dados recentes da agência NetApplications relativamente aos sistemas operativos mais usados, o Windows 8.1 ocupa agora a terceira posição e o Windows 7 continua isolado com mais de 50%. O MacOS apenas tem uma taxa de utilização na ordem dos 7.4% enquanto o Linux fica pelos 1.6%.

Aproveitando as dicas dos nossos leitores no primeiro artigo, aqui ficam mais 5 sistemas alternativos ao Windows.

QNX

O QNX é um sistema operativo, com arquitectura microkernel (maioria das funcionalidades são executadas fora do kernel), concebido para soluções em tempo real. Com principal foco no sistemas embebidos, o QNX tem suporte para correr em várias arquitecturas, como por exemplo ARM ou x86.

Homepage: QNX

Android-x86

O projecto Android-x86 permitem aos utilizadores correr, de uma forma simples, o sistema operativo móvel da Google em PCs. Desta forma é possível experimentar as funcionalidades do sistema operativo, adicionar widgets, instalar aplicações, etc.

Homepage: Experimente o Android 4.4 KitKat no seu PC

Syllable

O Syllable é um sistema operativo open-source que foi inicialmente desenvolvido para ser um clone do AmigaOS. Sendo um fork do AtheOS, este sistema operativo é muito leve, pequeno e versátil.

Homepage: Syllable

Joli Drive

Imagine um sistema operativo centralizado na interacção com os nossos amigos. Imagine que o utilizador não tem de se preocupar com actualizações do sistema ou outro qualquer tipo de software.

Imagine que todas as sua máquinas são automaticamente sincronizadas entre elas. Imagine que as aplicações da Internet passam a ser as aplicações do seu PC? Este é o Joli Drive…o sistema operativo…na Internet.

Homepage: JolyOS

MINIX

Quem nunca ouviu falar em Andrew S. Tanenbaum?  Quem é da área das ciências da computação (e não só), já ouviu certamente falar em Andrew Tanenbaum. Nascido em Nova Iorque, Andrew Tanenbaum é chefe do departamento de sistemas de computação na Universidade Vrije, em Amesterdão, e autor de livros bastante conhecidos na área das ciências da computação.

Além disso, Andrew Tanenbaum é também muito conhecido por ter criado o Minix, um clone do sistema operativo Unix, que o permitia explicar os princípios dos seu livro-texto, “Operating Systems Design and Implementation” de (1987).

Homepage: Minix

São vários os sistemas que podem ser considerados uma alternativa ao popular Windows…e não só. Esta foi a nossa selecção, esperamos que tenham gostado. Já sabem, quem quiser pode facilmente testar, recorrendo por exemplo à Virtualização, sem ter de fazer qualquer alteração no sistema actual.

Incluiria outros sistema nesta lista? Se sim, quais?

Exit mobile version