Pplware

Windows: acabaram as descargas não autorizadas de atualizações

A chegada do Windows 10 trouxe muitas mudanças na filosofia da Microsoft em várias áreas. Depois de problemas de privacidade e de tentativas sucessivas de atualizações em sistemas mais antigos, tudo se acabou por esclarecer e o Windows 10 é hoje um sucesso.

Mas os problemas passados parecem estar a voltar à Microsoft, que se viu com questões legais de utilizadores que não ficaram agradados com esta imposição. Para a resolver, a Microsoft comprometeu-se a acabar com as descargas não autorizadas de atualizações.


Este caso tem já vários meses e resulta de uma queixa de um grupo de defesa dos consumidores alemães sobre a forma como a Microsoft impôs a atualização do Windows 7 e 8.1 para o 10.

Como é conhecido, a Microsoft usou várias táticas para tentar forçar esta atualização, mesmo que gratuita. Isto não agradou a muitos utilizadores, que se viram obrigados por um lado a descarregar vários GB de dados que não iam usar e por outro a terem a atualização quase forçada.

Depois de sofrer duas derrotas nos tribunais em Munique, e antes que a terceira decisão surgisse, provavelmente novamente contrária À Microsoft, a empresa assumiu um compromisso importante.

Microsoft will not download install files for new operating systems to a user system’s hard disk without a user’s consent.

Esta declaração garante que de futuro tudo será mais controlado pelos utilizadores e que na Microsoft irá tomar medidas para evitar estas atualizações, pelo menos no território alemão.

Mas tudo ficou agora resolvido, com a Microsoft a garantir que irá respeitar os utilizadores. Para o grupo de defesa dos consumidores alemães, esta decisão só peca por tardia, mas entende que é uma vitória para os queixosos e não só.

We would have wished for an earlier introduction, but the levy is a success for more consumer rights in the digital world.

Não se sabe ainda se a empresa irá alargar esta decisão a todos os utilizadores ou a outros países europeus, mas a nova política será bem recebida por todos, em especial aqueles que sempre se mostraram contra a atualização forçada.

Fonte

Exit mobile version