Usa aplicações de folhas de cálculo, como o Excel? É provável que aquela folha que criou para o seu trabalho tenha erros graves. Um estudo recentemente publicado alerta para o facto de 94% destes documentos terem problemas e poderem levar a perdas nas empresas.
Quase todas as folhas de cálculo contém erros
O estudo, liderado pelo professor Pak-Lok Poon e que envolveu vários centros académicos de Hong Kong, revela que a maioria das folhas de cálculo utilizadas em aplicações empresariais pode conter erros que afetam os processos de tomada de decisão. Para este investigador, a elevada taxa de erros detetada é “preocupante”.
De acordo com as suas conclusões, estes erros podem conduzir a más decisões operacionais e económicas, a perdas financeiras, a erros de fixação de preços e a riscos em domínios tão sensíveis como os cuidados de saúde e a exploração de centrais nucleares. Segundo o Professor Poon, “estes erros podem causar problemas graves em vários setores”.
A investigação indicou que cada vez mais pessoas criam estas folhas de cálculo sem formação específica nesta área, o que levou a um aumento do número de documentos errados.
35 anos de estudos
Durante a investigação, a equipa do Professor Poon analisou estudos dos últimos 35 anos publicados em revistas científicas e também relatórios dos últimos 10 anos anunciados em conferências. Concentraram-se na qualidade destas folhas de cálculo e detetaram problemas como a utilização de fórmulas incorretas que conduziam a conclusões erradas.
Para estes investigadores, muitas destas folhas de cálculo são revistas depois de criadas, mas deveriam ser revistas quando estão a ser concebidas e começam a ser criadas. A proposta do Professor Poon consiste em adotar um ciclo de vida de desenvolvimento de folhas de cálculo em que o controlo de qualidade da folha é uma parte fundamental da sua criação.
Este estudo alerta, sobretudo, para a importância de colocar pessoas competentes a efetuar trabalhos críticos. E, para muitas empresas, utilizar folhas de cálculo é um destes trabalhos.
Leia também: