Pouco depois de assumir a liderança da Microsoft, Satya Nadella deixou de apostar em vários projetos que não estavam a evoluir como esperado, algo que o próprio CEO descreveu como um conjunto de decisões difíceis. Uma delas foi acabar com o Windows Phone, saindo do negócio dos smartphones – e agora está bastante arrependido.
Satya Nadella é reconhecido por muitos no mundo da tecnologia como o diretor executivo que conseguiu revitalizar a gigante de Redmond. Sob a liderança deste engenheiro de origem indiana, a Microsoft adotou uma abordagem muito diferente da conduzida por Steve Ballmer, marcada principalmente pela diversificação de produtos e serviços, bem como por aquisições estratégicas.
CEO da Microsoft diz: “Windows Phone poderia ter tido um futuro melhor”
Embora Satya Nadella tenha tido muito sucesso na Microsoft, admite que cometeu erros durante sua carreira. Questionado pelo Insider se existe algum tipo de erro estratégico real ou decisão errada de que se arrependa, Satya Nadella refletiu sobre o facto de se ter afastado do negócio dos smartphones para permitir que a empresa se focasse noutros projetos:
A decisão de que muita gente fala, e uma das decisões mais difíceis que tomei quando me tornei Diretor Executivo, foi a nossa saída do que considero ser o smartphone, tal como o definimos na altura. Em retrospetiva, penso que poderíamos ter feito isso funcionar, talvez reinventando a categoria de computação entre PCs, tablets e smartphones.
Não é segredo que a estratégia inicial do Windows Phone, Windows 10 Mobile e dispositivos de marca própria após a compra da Nokia não funcionou.
Apesar dos melhores esforços da empresa, nunca foi suficientemente forte para competir com grandes SOs como o Android e o iOS, que eram os líderes absolutos na altura e agora, por uma quota significativa do mercado.
Esta decisão, que Satya Nadella mostra estar deveras arrependido, não significa que a Microsoft tenha abandonado completamente o mundo dos smartphones.
Em 2020 tentou regressar a este mercado com o lançamento do Surface Duo, um dispositivo de ecrã duplo e com Android como SO. E, um ano depois, surgiu o Surface Duo 2. Ambas as propostas, porém, estiveram longe de ser bem-sucedidas.
Leia também…