As ferramentas de anotações e de recolha de notas têm ganho uma importância grande no mundo dos smartphones e até dos computadores pessoais. Com dois grandes concorrentes no mercado, o OneNote e o Evernote, é difícil escolher o melhor e o mais adequado.
A Microsoft resolveu agora tentar puxar a si o máximo de utilizadores, ao criar uma ferramenta para importar as notas que existem no Evernote para o seu OneNote.
As aplicações de notas estão cada vez mais evoluídas e deixaram há muito tempo de ser simples repositórios de texto. Integram já notas manuscritas, imagem, áudio e até vídeo.
Esta evolução permite que possamos ter toda a informação acessível e até sincronizada com todos os dispositivos que temos disponíveis.
A Microsoft tem do seu lado uma das plataformas mais conhecidas e quer agora cativar os utilizadores da concorrência, permitindo a importação das notas do seu concorrente directo, o Evernote. Para isso criou o OneNote Importer.
Esta aplicação permite rapidamente transpor as notas do Evernote para o OneNote. Para isso, nem precisam de ter o OneNote instalado devendo apenas ter as notas do Evernote acessíveis, quer pela aplicação quer pela exportação destas.
Basta correr o OneNote Importer no Windows e a aplicação encontra as notas, converte-as e envia-as para a conta seleccionada pelo utilizador, em poucos minutos, sem qualquer complicação e sem a intervenção dos utilizadores.
A Microsoft documentou este processo num vídeo onde mostra a forma simples como se consegue fazer esta importação directa.
Para já o OneNote Importer apenas funciona no Windows, mas a Microsoft promete para os próximos meses a chegada da versão para Mac, desta sua ferramenta.
Qualquer um destes serviços é gratuito e o que oferecem é suficiente para os utilizadores. A sua presença em várias plataformas tornam-nos multi-facetados e verdadeiramente versáteis.
Esta é uma jogada inteligente da Microsoft que assim consegue criar uma forma simples de permitir a migração entre estas plataformas, chamando a si um grupo ainda maior de utilizadores, que não trocavam de serviço de notas por não haver uma forma de fazer esta migração.