Por estar presente no Windows 10, de forma quase nativa, o OneDrive passou a ser usado por muitos mais utilizadores, tendo crescido muito. Sendo assim um dos serviços Cloud de eleição, acaba por ser essencial aos utilizadores deste sistema.
O que muitos não entendem agora, é uma decisão da Microsoft, que passou a limitar as drives onde o OneDrive corre, suportando apenas as que estão em NTFS.
Esta mudança profunda foi realizada, de forma silenciosa e sem ser garantida a compatibilidade, pela Microsoft no início deste mês, mas só começou a ser detetada alguns dias depois. O curioso é que não afeta só a versão gratuita, também os utilizadores que pagam pelo serviço se estão a ver prejudicados com esta decisão.
O novo problema do OneDrive
Na prática acaba por trazer problemas a todos os que tinham o OneDrive para armazenar ficheiro em drives ou discos que estão formatados em sistema de ficheiros que não sejam NTFS. Falamos do Fat32, do exFAT e até do ReFS, um sistema proprietário na Microsoft.
Ao acederem à pasta configurada nos seus computadores para sincronizar os ficheiros com o OneDrive, os utilizadores estão agora a ser brindados com uma mensagem de erro e com a necessidade de reconfigurarem o cliente deste serviço, para uma pasta local que esteja em NTFS. Uma mensagem semelhante está a surgir também a quem tentar configurar o OneDrive e escolher uma drive que não esteja no sistema de ficheiros NTFS.
Claro que esta decisão unilateral e com tanto impacto está a ser mal recebida pelos utilizadores afetados, que estão a recorrer ao Reddit e aos fóruns da Microsoft para manifestarem o seu desagrado.
A solução proposta pela Microsoft
A Microsoft tem publicada uma solução para este problema, se bem que não está associada diretamente ao mesmo. É possível fazer a conversão de partições Fat ou Fat32 para o formato NTFS, com apenas um comando, mas é um processo que caso corra de forma menos correta pode levar à perda de dados. O comando pode ser visto abaixo:
convert letra_drive: /fs:ntfs
Substituam letra_drive: pela letra da drive que querem converter. Por exemplo, e caso fosse a drive D, comando seria convert D: /fs:ntf
Inicialmente, muitos utilizadores pensaram que esta mudança não passaria de um teste da Microsoft e que depressa regressaria ao seu formato normal, mas rapidamente se percebeu que esta era uma mudança definitiva.
Espera-se ainda uma resposta da Microsoft e uma justificação para a mudança efetuada, mas já poucos estão convencidos que esta será dada e ainda menos têm esperança que a Microsoft reverta a sua decisão.