Pplware

O Windows 10 pode em breve deixar de ter passwords

A procura de alternativas para as passwords tem levado a que surjam algumas alternativas bastante interessantes. A Microsoft tem agora em desenvolvimento uma solução que pode vir a ajudar os utilizadores do Windows 10 a não ter de escrever a sua password para desbloquear as suas máquinas.

A Microsoft tem já no Windows 10 algumas alternativas às passwords, bastante concretas e funcionais. Para além do bem conhecido método, está presente a possibilidade de desbloquear com recurso a um PIN ou à identificação de pontos numa imagem. Com o Windows 10 surgiu ainda o Hello, que com recurso à câmara consegue identificar o utilizador.

Mas a novidade que a Microsoft traz é uma nova forma de autenticação, que recorre ao smartphone dos utilizadores e que detecta a sua presença, desbloqueando a máquina. Este não é um conceito novo, mas é a primeira vez que a Microsoft o explora e o traz para os seus sistemas operativos.

Depois do emparelhamento entre os dispositivo móvel e o Windows 10 via Bluetooth e sempre que for necessário desbloquear a máquina, só precisam de abrir a app e escolher o PC que surgirá.

Para além da segurança adicional que esta solução oferece, garante ainda que os processos de autenticação são mais rápidos e que não podem ser monitorizados. Em caso de falha ou ausência do smartphone, os restantes métodos tradicionais estão sempre presentes no Windows 10.

O Phone Sign-in está ainda em testes, mas consegue já ser usado para interagir entre os dispositivos com Windows 10 Mobile e o Windows 10, garantindo que a máquina é desbloqueada e que os utilizadores não necessitam de escrever a password.

Para o poderem usar, os utilizadores precisam de ter acesso a um smartphone Lumia, que esteja a correr já o Windows 10 Mobile e também o Windows 10.

A Microsoft quer alargar a utilização desta aplicação e as futuras versões vão suportar outros tipos de autenticação, com suporte para contas Microsoft, autenticação para browser e VPN e também “one-time-passwords”.

Este é mais um passo para interligar os sistemas operativos da Microsoft e também uma forma simples de melhorar a segurança dos utilizadores no Windows.

Exit mobile version