A Microsoft define de forma bem precisa quais as especificações mínimas necessárias para que um dispositivo possa correr os seus sistemas operativos. Essas regras são a garantia de que o utilizador consegue ter uma máquina a funcionar de forma correcta.
De forma muito silenciosa a Microsoft redefiniu essas regras e para a Actualização de Aniversário o hardware mínimo mudou, em especial ao nível das dimensões mínimas para os ecrãs.
As novidades que a Microsoft agora introduziu vêm garantir uma abrangência muito maior nas plataformas onde o Windows 10 e o Windows 10 Mobile podem correr. Alargam a possibilidade de oferta, em especial nos equipamentos móveis.
Com estas alterações, os OEM podem passar a oferecer agora máquinas com o Windows 10 Mobile em dispositivos com ecrãs até 9 polegadas e máquinas com até 7 polegadas a correr o Windows 10.
Esta alteração vai permitir criar dispositivos com características diferentes e com ofertas de sistemas operativos mais ajustados às tarefas para que foram criados em vez do que actualmente existia.
Mais mudanças no Windows 10
Mas há outras alterações profundas que a Actualização de Aniversário vai trazer, estas mais focadas no hardware necessário para as máquinas correrem o Windows 10.
A partir dessa nova versão as máquinas vão ter de ter no mínimo 2GB de RAM, o dobro do que era exigido antes, e 16GB de armazenamento para correr a versão de 32bits do sistema operativo e 20GB de espaço para correr a versão de 64bits.
Há mudanças grandes a chegar com a Actualização de Aniversário e estas são o primeiro resultado do que vai ser exigido. As novas dimensões de ecrã vão permitir à Microsoft e aos seus parceiros criarem máquinas diferentes.
Vamos ver surgir tablets com dimensões diferentes e a correr versões diferentes do Windows 10 (Mobile). Poderá ser aqui que vão surgir novas versões do Surface, provavelmente mais adaptadas ao novo mercado móvel que a Microsoft está a tentar ganhar.