Quantas vezes já lhe acontecer ter de mudar de local e, por consequência, ter de andar a alterar as configurações de rede do seu Windows 10? Infelizmente a Microsoft ainda não implementou uma funcionalidade simples a esse nível, tal como acontece no macOS, mas existem ferramentas de terceiros que fazem bem esse trabalho.
Hoje vamos conhecer a ferramenta NetSetMan.
Costuma andar de lado para lado com o seu PC e tem de mudar constantemente as configurações de rede?
O NetSetMan é uma aplicação quer permite criar diferentes perfis de rede, podendo ser configurados vários parâmetros como, por exemplo, o endereço IP, máscara de rede/sub-rede, grupo de trabalho, servidores de DNS, Nome do computador, indicar impressoras pré-definidas, etc… sem qualquer esforço ou complicação.
A versão gratuita do NetSetMan permite que os utilizadores criem até 6 perfis distintos, podendo introduzir configurações para a placa de rede por cabo ou via Wi-Fi. Pode ver na seguinte imagem as configurações que pode realizar em qualquer SET.
Para comutar entre configurações, basta selecionar o ícone na barra de tarefas e escolher o SET que pretende. Simples e rápido.
Além das configurações de rede, através do ícone pode ainda aceder a vários atalhos importantes do seu sistema, como, por exemplo, Opções de energia, Centro de Rede e Partilha, Centro de Sincronização, entre outros.
Mas há mais ainda! Esta pequena ferramenta traz ainda outras ferramentas para ver detalhes das ligações, um scanner de rede que dá sempre jeito, e também uma pequena ferramenta para saber que comunicações tem o nosso PC estabelecidas. Dentro de Console podem ainda encontrar utilitários de rede como o Ping, Tracert, nslookup, netstat e ipconfig.
Através da linha de comandos e PowerShell é possível criar scripts para realizar um procedimento idêntico. No entanto, criar scripts não está ao alcance de todos, pois, são precisos alguns conhecimentos mais técnicos.