Para se manterem ativas no mercado, as marcas têm de criar ou reformular novos produtos e serviços…e para a Microsoft este cenário não é diferente. Tem-se falado tantas vezes no Surface Phone e outro dispositivos que vão criar uma nova categoria, que encaixarão entre o segmento dos smartphones e os computadores híbridos.
A verdade é que ainda não existe nada em concreto e tudo o que se sabe partiu de rumores. As patentes da Microsoft podem mostrar muito do que poderá estar para surgir e a mais recente dá indicação do possível lançamento de um Surface dobrável e com dois ecrãs.
Já se falou no início do ano que a Microsoft estaria a preparar um novo Surface, com uma filosofia diferente e com componentes de base que vão alterar de forma total o mercado. Já o tinha feito com o Surface e a sua diferente construção e em breve poderá voltar a marcar uma posição.
A mais recente patente, registada há muito pouco tempo, mostra um novo dispositivo, com dimensões reduzidas, articulado e que terá dois ecrãs que se interligam. Além disso é possível dobrar o equipamento.
Mais que a sua filosofia estrutural, que na verdade já podemos ver em alguns dispositivos, o ponto fulcral estará no ecrã, que assumirá várias funções à medida que forem necessárias. O exemplo de um teclado é usado na patente.
Mas há mais pontos de destaque. A complexidade da dobradiça é elevada, com várias componentes a assumirem um papel especial, mas também com uma interface que se adapta para suprir as necessidade da utilização.
Claro que esta sua modularidade permite que o dispositivo seja também usado em vários cenários distintos, sendo até o exemplo de um despertador usado na patente.
São várias as posições destes ecrãs, que depois criam as várias “versões” que podem ser usadas, com uma UI adaptada a cada uma delas.
Ainda é cedo para saber se este é o novo Surface Phone ou se é apenas um exercício da Microsoft e a respetiva patente. A verdade é que a ideia existe e está registada em nome da Microsoft.
É certo que vai existir um novo dispositivo. Vários elementos da equipa de topo da Microsoft já o referiram e explicaram de forma muito resumida como irá mudar a forma como usamos smartphones e outros dispositivos. Resta esperar e aguardar pela Microsoft, que em breve deverá dar a conhecer ao mundo a sua novidade.