Desde que assumiu o controlo sobre a divisão de dispositivos móveis da Nokia que a Microsoft se tem concentrado em criar novos dispositivos para cobrir mercados onde ainda não existia uma oferta sua.
De fora têm ficado os equipamentos de topo, que interessam a um grande grupo de utilizadores. É neste campo que a Microsoft vai investir e onde se prepara para lançar dois novos modelos, que vão ser os seus dispositivos mais avançados. Um rumor vindo de uma fonte fiável vem lançar esta ideia.
Ainda não existe qualquer confirmação sobre o que estes novos modelos vão ser e em que altura vão ser lançados, mas é quase certo que a Microsoft se preparará para lançar algumas novidades quando colocar no mercado a versão dedicada aos dispositivos móveis do Windows 10.
Por ser um momento chave de toda a estrutura da Microsoft, não apenas a nível do software que produz mas também ao nível do hardware que tem agora capacidade de produzir, a Microsoft deverá apresentar dois modelos que se destaquem não apenas dentro da sua oferta, mas também dentro do mercado onde está inserida.
Os novos modelos, que se julgam ser lançados quando o Windows 10 estiver pronto, vão chegar já com este SO instalado de raiz e criados para dar a melhor integração com este sistema.
Cityman
Este será o modelo que representará o topo de gama da Microsoft e terá um ecrã QHD de 5.7 polegadas, um processador Qualcomm octa-core, 3GB RAM, 32GB de memória interna com um slot para um cartão microSD.
As câmaras serão de 20 megapíxeis, a traseira, e de 5 megapíxeis, a frota. O Lumia Cityman terá uma bateria de 3300 mAh, removível.
Talkman
Este modelo, com características ligeiramente inferiores ao Cityman, terá um ecrã QHD de 5.2 polegadas, um processador de 6 cores da Qualcomm, 3GB de RAM, 32GB de memória interna e slot para catão microSD.
Também as câmaras são similares, com a traseira a ser de 20 megapíxeis e a frontal de 5 megapíxeis. A bateria é ligeiramente inferior, com 3000 mAh, também removível.
Os rumores indicam que este modelo será muito similar ao Lumia 930, mas com as devidas actualizações, não apenas a nível de hardware mas também do próprio design.
Ainda não existe qualquer informação sobre os processadores que vão equipar estes dois modelos, mas esperam-se que sejam os Snapdragon 810 ou Snapdragon 808. O suporte para sistema de 64bits vai estar presente, graças a estes processadores.
Há ainda a possibilidade destes novos equipamentos terem presente novos flashs com três leds, cada um conseguindo um tom específico de luz, para garantir imagens com luminosidade mais natural.
Mas as novidades não se vão ficar no hardware. A fonte que lançou a novidade destes dois novos modelos garante que a Microsoft irá em breve anunciar um sistema similar ao Hand-off da Apple, e que permitirá a qualquer utilizador do Windows 10 atender ou fazer chamadas directamente do desktop ou receber ou enviar SMSs desta plataforma, sempre pelo telefone.
Ainda falta algum tempo para a Microsoft revelar a versão final do Windows 10 para os smartphones, mas estes novos equipamentos vão de certeza surgir.
Vão ser a montra do que de melhora a Microsoft consegue criar e as plataformas ideais para correr o Windows 10 no mundo dos smartphones.