Pplware

Microsoft vai obrigar Insiders a actualizar o Windows 10

Com o Windows 10 a Microsoft mudou a forma como cria versões de testes e as disponibiliza à comunidade. Passaram a estar disponíveis versões que podem ser avaliadas e onde a empresa avalia a maturidade das novidades que desenvolve.

Mas muitos aderiram a este programa de testes e acabaram por abandonar as actualizações, deixando as máquinas em versões antigas. Isto irá deixar de ser possível, pois a Microsoft vai obrigá-los a fazer as actualizações.

O Programa Insiders pretende ser a montra das novidades do Windows 10, mas ao mesmo tempo quer ser o local onde estas mesmas novidades são testadas e avaliadas. É um programa de testes públicos que consegue garantir a maturidade das novas versões, poupando assim tempo e dinheiro à Microsoft.

Todas as versões disponíveis têm uma data de validade e a Microsoft vai agora começar a alertar os utilizadores para a necessidade de actualizarem as suas máquinas para a mais recente versão. Os alertas vão começar a aparecer diariamente, para lembrar da necessidade das actualizações.

Se por agora serão apenas alertas, em Outubro a situação mudará de figura. A partir do dia 1 de Outubro os Windows 10 que estão no programa Insiders e que não estejam actualizados vão começar a reiniciar-se a cada 3 horas, para lembrar ao utilizador da necessidade da actualização e no dia 15 vão deixar de arrancar de forma completa, obrigando o utilizador a actualizar para a versão mais recente ou a sair do Programa Insider.

Há no entanto uma forma simples de contornar estes alertas e até os problemas de arranque. Basta que o utilizador altere a sua escolha no Programa Insider e que passe para as versões Slow Ring, onde esta situação não irá existir.

A necessidade de actualizações não é apenas para dar acesso às novidades. A Microsoft quer que as máquinas testem as novas versões e que seja recolhida informação sobre a utilização, garantindo que muitos mais despistam problemas e detectam situações anómalas.

Caso ainda estejam a correr uma versão desactualizada das versões Insiders do Windows 10 é recomendado que a actualizem para a mais recente, lançada anteontem. A data de validade desta termina apenas no dia 1 de Maio de 2017, o que vos dará mais 7 meses de funcionamento do Windows 10, antes destes problemas chegarem.

Exit mobile version