Pplware

Microsoft não quer construir um carro, apenas fornecer software

Estamos a chegar a uma era em que todas as marcas querem estar presentes no que vão ser as tecnologias do futuro. Uma das mais recentes ideias a emergir no mercado, são os carros autónomos e várias possíveis propostas circulam já nas estradas, em testes reais.

A Microsoft não quer perder a sua posição neste, mas deu agora a conhecer que não vai produzir o seu carro. A sua ideia é manter-se como fornecedora de software, como sempre foi!

A Google, a Ford, a Uber e muitas outras marcas têm já os seus carros autónomos em testes e quase prontos para começarem a ser comercializados e uma alternativa viável para os condutores.

É esperado que outras empresas surjam em breve, com propostas concretas e que também ocupem o seu lugar no mercado. A dúvida sobre a posição da Microsoft em toda esta nova onda de veículos era uma incógnita, não se sabendo que iriam avançar com uma proposta própria ou se se iriam associar a outro fabricante.

O que vai a Microsoft fazer?

A resposta surgiu agora, vinda de Peggy Johnson, o responsável máximo do desenvolvimento na Microsoft, que revelou que a Microsoft se vai manter fiel às suas raízes e quer ser apenas um fornecedor de software para estes novos carros.

We won’t be building our own autonomous vehicle but we would like to enable autonomous vehicles and assisted driving as well

A ideia é simples e permitirá à Microsoft fornecer todo o software para estes novos carros, desenhando e criando soluções à medida.

Esta não é a primeira união deste género. Recentemente a Google e a Fiat Chrysler estabeleceram uma parceria para que sejam criadas carrinhas com toda a tecnologia da gigante das pesquisas.

O papel da Microsoft no novo mercado

Este será um papel semelhante que a Microsoft irá assumir, puxando a si todos os desenvolvimentos de software que sejam necessários para o funcionamento destes carros.

We in different ways enabled a variety of different partners and you’ll see us continuing to do that

Em que ponto está a Microsoft?

A Microsoft já deu os primeiros passos neste campo, se bem que ainda apenas na área do entretenimento e da produtividade. O acordo recente estabelecido com a Harman vai trazer para os sistemas desta empresa o Office, garantindo de imediato uma plataforma de produtividade.

Há ainda a experiência que a Microsoft tem no campo das propostas de entretenimento e que fornece já a variadas marcas como a Ford, a Kia, BMW e muitas outras.

Por fim fica a não tão bem sucedida e esquecida aventura da Microsoft no campo dos sistemas de controlo de veículos. O Windows in the Car acabou por nunca se materializar e não passou de uma ideia e de um conceito.

The Wall Street Journal

Exit mobile version