Pplware

Microsoft matou de vez o Kinect mas este não será o seu fim

A Microsoft tem no seu historial a criação de alguns equipamentos que são revolucionários e que marcam de forma profunda uma era tecnológica. Um exemplo perfeito desta capacidade é o Kinect e de tudo o que este conjunto de câmaras conseguiu dar à sua consola de jogos e a vários projetos de investigação.

O tempo do Kinect parece ter agora terminado e a Microsoft anunciou o seu fim, dando por terminada a sua produção.


Todos conhecem o Kinect e as suas capacidades, não apenas como um acessório da Xbox mas também como ferramenta de investigação, de deteção de objetos num espaço tridimensional e para a criação de cenários de profundidade e 3D. Foram várias as utilidades que teve e que foram além da utilização na consola da Microsoft.

O fim do Kinect

Mas a Microsoft resolveu terminar a sua produção, ditando assim o fim do Kinect e de todas as suas evoluções futuras. A verdade é que a empresa já quase que o tinha abandonado, tendo apenas renovado a sua imagem quando lançou a Xbox One.

Foi numa entrevista, dada pelo general manager da Xbox, Matthew Lapsen, e pelo criador do Kinect, Alex Kipman, que a novidade foi anunciada ao mundo. A produção do Kinect terminou e este acessório deixará de ser vendido. Já com a chegada da Xbox One S, o Kinect tinha sido relegado para segundo plano e era apenas um simples acessório.

O Kinect continuará a existir, mas noutras formas

A verdade é que muito do caminho que a Microsoft trilhou com o Kinect está agora a ser aproveitado noutros dispositivos. O HoloLens usa muitas das tecnologias do Kinect para a deteção de profundidade, muitas câmaras certificadas para o Windows Hello usam as técnicas do Kinect para reconhecimento facial e até alguma da tecnologia do Kinect é usada nos capacetes do Windows Mixed Reality.

Há ainda um outro local onde o Kinect continuará a existir. No iPhone X da Apple muita da tecnologia usada no Face ID vem da PrimeSense, uma empresa que a Apple comprou e que foi a criadora do Kinect original.

Esta será uma perda para a indústria e para todos os que usavam o Kinect. Apesar do seu fim, ele continuará a estar presente de muitas formas, não apenas nas tecnologias que trouxe, mas também no próprio hardware que preconizou.

Exit mobile version