Pplware

Microsoft apagou a sua base de dados de imagens de reconhecimento facial

Nos últimos anos, o reconhecimento facial tem sido usado para muito mais do que inicialmente foi criado. Esta tecnologia tinha propósitos muito bem definidos e é cada vez mais uma arma para os governos detetarem pessoas.

As empresas associadas a estas tecnologias tem atravessado sérios reveses, com o público a não querer a sua utilização. Num passo que ninguém esperava, a Microsoft apagou a sua base de dados de imagens de reconhecimento facial.


As questões éticas têm estado na ordem do dia no que toca ao reconhecimento facial. As empresas associadas a esta tecnologia têm estado a fornecer serviços que ultrapassam a sua origem e natural utilização.

A Microsoft apagou um ativo importante

Com todos estes problemas a surgir e sem haver uma regulação forte, há quem esteja a dar passos no sentido de se desmarcar destas questões. A Microsoft foi a mais recente empresa a tomar uma posição firme.

Numa medida não prevista e até surpreendente, a empresa apagou a sua base de dados de imagens de reconhecimento facial. Esta estava residente no serviço/site MS Celeb Database e foi removida de forma discreta e sem qualquer anúncio.

Uma base de dados com 100 milhões de imagens

Esta base de dados foi criada em 2016 e continha mais de 100 milhões de fotos e imagens de aproximadamente 100 mil pessoas. As imagens presentes estavam a ser usadas por empresas e entidades de segurança para treinar aplicações de reconhecimento facial.

As pessoas presentes nessa coleção de imagens não tinham autorizado a sua utilização, mas a Microsoft alegava que estas eram celebridades e influenciadores, pelo que as imagens tinham sido obtidas através de uma licença Creative Commons.

Na verdade, e do que se sabe, a MS Celeb Database continha também imagens de indivíduos anónimos ou figuras públicas menos conhecidas. Por esta razão, a base de dados da Microsoft não estaria em conformidade com as regras.

A empresa quer mudar a posição no reconhecimento facial

O problema levantado agora é que estas bases de dados não podem ser simplesmente eliminadas da Internet. Os dados vão continuar acessíveis e vão poder ser usados pelas mesmas entidades que supostamente seriam abrangidas com esta remoção.

A Microsoft alega que apenas apagou a base de dados porque o projeto onde estava inserido o MS Celeb Database terminou. Assim, e porque entenderam não ser mais necessária, a base de dados foi eliminada.

É no entanto para muitos que a empresa tenha simplesmente eliminado este seu ativo. A sua posição neste meio tem vindo a mostrar-se contra a utilização abusiva e por isso tem tomado posições que vão contra a utilização indevida destes dados.

Exit mobile version