Pplware

Microsoft lança ferramenta que liga o Android e o Windows

A Microsoft, especialmente após o lançamento do Windows 10, tem lançado ferramentas e funcionalidades de modo a melhorar a experiência de utilização dos seus utilizadores.

Procura principalmente conseguir a interação com outros sistemas operativos, alargando a sua presença nestas plataformas e conquistando novos utilizadores. A integração com o Android não tem sido simples, mas agora com a chegada do Project Rome, tudo parece ter mudado.

Depois de anunciar a Universal Windows Platform (UWP), a sua filosofia OneWindows para o Windows 10, e de unir ainda mais os seus serviços e sistemas operativos, a Microsoft anuncia agora um SDK, no âmbito do Project Rome, que unirá apps e serviços entre Windows e Android, melhorando assim a experiência e produtividade dos utilizadores destes sistemas operativos.

Para além de uma maior ligação e sincronização entre dispositivos de um dado serviço/aplicação, agora é possível uma maior interação e até mesmo controlo entre estes dispositivos, quer sejam Android ou Windows.

Usando o mesmo exemplo que a Microsoft usou em comunicado, imaginemos que um certo reprodutor de música tem uma aplicação para Android e Windows. Com a capacidade desta nova funcionalidade, um utilizador Android pode passar a reprodução de uma certa música que estava a ouvir no seu Android para um dispositivo Windows, tudo isto usando apenas o seu telemóvel ou tablet Android. Para isto basta apenas que ambos os equipamentos estejam ligados por Bluetooth ou à mesma rede Wi-Fi.

O SDK lançado pela Microsoft funcionará em Java e Xamarin, tornando-o assim apto para ser usado por uma boa parte dos programadores de aplicações. Neste momento nem todas as capacidades do SDK estão disponíveis, mas a Microsoft irá aprimorar essas capacidades ao longo do tempo.

A Microsoft, com este lançamento, vai ao encontro dos seus compromissos de tornar os seus produtos e serviços ainda mais user friendly e tenta assim reduzir a lacuna de utilização entre dispositivos, quer sejam Windows ou não.

Via Windows Blog

Exit mobile version